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O impacto dos adeptos no sucesso desportivo das equipas de futebol: análise dos períodos pré e pós-confinamento causado pelo Covid-19 na época de 2019/2020

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMartin D'Ávila, Miguel
dc.contributor.authorGomes, Mariana Filipa Toipa
dc.date.accessioned2021-09-13T15:37:49Z
dc.date.available2021-09-13T15:37:49Z
dc.date.issued2021-07-22
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado tem como objetivo investigar a época de futebol da Liga Portuguesa de 2019/2020 que, afetada pela pandemia causada pelo Covid-19, foi realizada (em grande parte das jornadas) à porta fechada e por isso sem qualquer apoio dos adeptos no interior do estádio. Colocando a hipótese de que esta medida possa ter tido impacto na dinâmica do jogo, foram recolhidos diversos dados estatísticos sobre os jogos realizados, sendo feita posteriormente uma comparação entre o período de jogos à porta aberta e, por isso, com adeptos a assistir e o período de jogos à porta fechada e, por isso mesmo, sem adeptos no estádio. O objetivo geral desta dissertação de mestrado é poder contribuir para que o potencial da área de Gestão de Marketing ao serviço do desporto, seja maximizado e aproveitado dentro dos clubes de futebol e suas organizações, influenciando as suas diretrizes, estratégias e o seu desempenho, trazendo ao mundo do futebol um valor acrescentado. O presente trabalho constitui uma sólida base para estudos futuros sobre a mesma questão: o impacto dos adeptos na dinâmica de um jogo de futebol.pt_PT
dc.description.abstractThis master's thesis aims to investigate the 2019/2020 Portuguese League football season, which, affected by the pandemic caused by Covid-19, was held (in part) behind closed doors and therefore without any support from fans in the stadium. Hypothesizing that this measure had an impact on the dynamics of the game, various statistical data on the games played were collected, and a comparison was subsequently made between the period of open games and, therefore, with fans and the period of games behind closed doors and therefore no fans in the stadium. The general objective of this master's dissertation is to be able to contribute so that the potential of the Marketing Management area at the service of sport is maximized and used within football clubs and their organizations, influencing their guidelines, strategies, and performance, bringing to football world added value. The present study serves as a solid basis for future studies on the same issue: the impact of supporters on the dynamics of a football game.pt_PT
dc.identifier.tid202763781pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/37457
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVantagem Caseirapt_PT
dc.subjectAdeptospt_PT
dc.subjectFutebolpt_PT
dc.subjectPorta Fechadapt_PT
dc.subjectCovid-19pt_PT
dc.titleO impacto dos adeptos no sucesso desportivo das equipas de futebol: análise dos períodos pré e pós-confinamento causado pelo Covid-19 na época de 2019/2020pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketing (EaD)pt_PT

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Dissertação de M-GM - Mariana Toipa Gomes.pdf
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