Publication
O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas
dc.contributor.advisor | Custódio, Pedro Balaus, 1964- | |
dc.contributor.advisor | Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- | |
dc.contributor.advisor | Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- | |
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- | |
dc.contributor.advisor | Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- | |
dc.contributor.author | Sampaio, Ricardo Marco Pimenta | |
dc.date.accessioned | 2017-06-23T10:23:28Z | |
dc.date.available | 2017-06-23T10:23:28Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | No âmbito do mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, foram realizados dois estágios profissionais: um ano no 1.º ciclo e outro a lecionar em turmas do 2.º CEB. Este relatório final prevê a reflexão sobre esses mesmos estágios e, ainda, inclui uma linha de trabalho investigativo. Assim, este documento resume-se, essencialmente, a três partes. Na primeira, referente à investigação, exploram-se os resultados associados a um estágio realizado em algumas escolas escocesas, na periferia de Glasgow. Aqui lecionou-se Português como Língua Estrangeira (PLE), introduzindo o Português nestas escolas. Nesta investigação analisa-se o sistema de ensino escocês, explora-se a documentação existente associada ao PLE, descrevem-se as atividades e discutem-se os resultados. A segunda parte diz respeito ao 1.º ciclo e aí caracteriza-se o contexto da intervenção, fundamentam-se as opções metodológicas, reflete-se sobre as aulas e ainda se salientam algumas experiências-chave. A terceira parte refere-se ao estágio em 2.º ciclo Aí se caracteriza o contexto da intervenção para cada uma das disciplinas (Português, Matemática, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais) e se fundamentam as estratégias adotadas e se reflete sobre as aulas. No final do documento tecem-se, ainda, algumas considerações finais. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201706466 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/18563 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Português Língua Estrangeira | pt_PT |
dc.subject | Sistema de Ensino na Escócia | pt_PT |
dc.subject | Ensino nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |
dc.title | O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |