Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RICARDO_SAMPAIO.pdf3.65 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No âmbito do mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, foram realizados dois estágios profissionais: um ano no 1.º ciclo e outro a lecionar em turmas do 2.º CEB. Este relatório final prevê a reflexão sobre esses mesmos estágios e, ainda, inclui uma linha de trabalho investigativo. Assim, este documento resume-se, essencialmente, a três partes. Na primeira, referente à investigação, exploram-se os resultados associados a um estágio realizado em algumas escolas escocesas, na periferia de Glasgow. Aqui lecionou-se Português como Língua Estrangeira (PLE), introduzindo o Português nestas escolas. Nesta investigação analisa-se o sistema de ensino escocês, explora-se a documentação existente associada ao PLE, descrevem-se as atividades e discutem-se os resultados. A segunda parte diz respeito ao 1.º ciclo e aí caracteriza-se o contexto da intervenção, fundamentam-se as opções metodológicas, reflete-se sobre as aulas e ainda se salientam algumas experiências-chave. A terceira parte refere-se ao estágio em 2.º ciclo Aí se caracteriza o contexto da intervenção para cada uma das disciplinas (Português, Matemática, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais) e se fundamentam as estratégias adotadas e se reflete sobre as aulas. No final do documento tecem-se, ainda, algumas considerações finais.

Description

Keywords

Português Língua Estrangeira Sistema de Ensino na Escócia Ensino nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue