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Authors
Abstract(s)
A seguinte dissertação parte de um conjunto de discussƵes sobre o populismo e a sua relação com os novos media, aplicados ao contexto brasileiro durante o primeiro ano civil da pandemia da COVID-19. Este estudo analisa qualitativamente a forma como um conjunto de jornais brasileiros e internacionais representaram o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, nas suas pĆ”ginas de Instagram, durante a sua atuação na pandemia. O nosso principal objetivo Ć© compreender se, nas representaƧƵes feitas, o presidente Ć© retratado enquanto populista, e caso a resposta seja positiva procurar estabelecer comparaƧƵes entre os grupos de jornais. Usando a metodologia de anĆ”lise de conteĆŗdo de Bardin (2011), procedemos a uma anĆ”lise qualitativa de um conjunto de publicaƧƵes dos jornais: A Folha de S. Paulo, O Globo, New York Times, The Guardian, El PaĆs, Le Monde, Le Figaro, Zeit im Bild, ClarĆn, Jornal de NotĆcias e PĆŗblico. Posto isto, com o presente estudo pretendemos responder Ć s seguintes questƵes: Como Ć© Jair Bolsonaro representado nas pĆ”ginas do Instagram de jornais brasileiros internacionais durante a pandemia da COVID-19? Em que medida as representaƧƵes mediĆ”ticas de Bolsonaro no Instagram dos jornais revelam marcas semĆ¢nticas do populismo autoritĆ”rio no contexto da pandemia? Os principais resultados da anĆ”lise apontam que Jair Bolsonaro Ć© representado, nos jornais em estudo, como um ator polĆtico populista, uma vez que as representaƧƵes construĆdas revelam marcas e caracterĆsticas que o enquadram em diversas categorias do populismo na sua retórica, durante a pandemia da COVID-19.
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Populismo Jornalismo no Digital Jair Bolsonaro Instagram Covid-19