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Condutas agressivas, bullying e integração social em crianças em idade escolar

dc.contributor.authorMartins, Maria José D.
dc.contributor.authorSilva, Marli
dc.date.accessioned2016-06-07T16:06:28Z
dc.date.available2016-06-07T16:06:28Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractNos últimos anos, quer os comportamentos agressivos, quer o bullying têm vindo a constituir uma crescente preocupação para a comunidade educativa. Tem havido muita investigação sobre este fenómeno mas a maioria tem incidido em escolas situadas em contextos urbanos. Os objetivos da investigação que se apresenta foram: Obter dados que permitam conhecer o tipo e a frequência de bullying em crianças, bem como identificar quais os locais mais frequentes onde ocorre numa escola situada numa zona rural. Conhecer qual a relação entre a integração social no grupo de pares (através do estatuto sociométrico) e os vários padrões de comportamento social, nomeadamente comportamentos pró-sociais, liderança, isolamento social e, em particular, agressão e vitimação (quer na perspetiva do próprio, quer na perspetiva dos pares). Deste modo, dois questionários foram aplicados a 87 crianças: uma adaptação do questionário de autorrelato sobre agressividade entre alunos na escola (QAEANE) de Pereira (1994) (composto por 10 perguntas, relativas às ocorrências de bullying, na perspetiva da vítima e do agressor, bem como sobre os locais em que ocorre); e um questionário de heterorrelato, isto é, de nomeação de pares (QNP), composto por duas partes: a primeira com 4 perguntas que estuda a sociometria (índices de preferências e rejeições) e a segunda com 5 perguntas permitindo estudar os atributos percebidos pelos colegas (agressão; isolamento social; liderança; conduta pró-social e vitimação). Os resultados permitiram concluir que o bullying também ocorre em zonas rurais mas de forma bastante menos frequente quando se compara com os dados de Pereira (2008) obtidos em zonas urbanas e que o local mais frequente onde ocorre é o recreio. Verificou-se ainda que quer os agressores, quer as vítimas são mais rejeitados pelos pares do que os não envolvidos. Discutem-se algumas formas de prevenção destes comportamentos no 1.º ciclo do ensino básico.pt_PT
dc.identifier.issn0214-9877
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13970
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherINFAD Revista de Psicologíapt_PT
dc.subjectBullyingpt_PT
dc.subjectagressãopt_PT
dc.subjectvitimaçãopt_PT
dc.subjectintegração socialpt_PT
dc.titleCondutas agressivas, bullying e integração social em crianças em idade escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage506pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage499pt_PT
oaire.citation.titleINFAD Revista de Psicologíapt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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