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Condutas agressivas, bullying e integração social em crianças em idade escolar
dc.contributor.author | Martins, Maria José D. | |
dc.contributor.author | Silva, Marli | |
dc.date.accessioned | 2016-06-07T16:06:28Z | |
dc.date.available | 2016-06-07T16:06:28Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, quer os comportamentos agressivos, quer o bullying têm vindo a constituir uma crescente preocupação para a comunidade educativa. Tem havido muita investigação sobre este fenómeno mas a maioria tem incidido em escolas situadas em contextos urbanos. Os objetivos da investigação que se apresenta foram: Obter dados que permitam conhecer o tipo e a frequência de bullying em crianças, bem como identificar quais os locais mais frequentes onde ocorre numa escola situada numa zona rural. Conhecer qual a relação entre a integração social no grupo de pares (através do estatuto sociométrico) e os vários padrões de comportamento social, nomeadamente comportamentos pró-sociais, liderança, isolamento social e, em particular, agressão e vitimação (quer na perspetiva do próprio, quer na perspetiva dos pares). Deste modo, dois questionários foram aplicados a 87 crianças: uma adaptação do questionário de autorrelato sobre agressividade entre alunos na escola (QAEANE) de Pereira (1994) (composto por 10 perguntas, relativas às ocorrências de bullying, na perspetiva da vítima e do agressor, bem como sobre os locais em que ocorre); e um questionário de heterorrelato, isto é, de nomeação de pares (QNP), composto por duas partes: a primeira com 4 perguntas que estuda a sociometria (índices de preferências e rejeições) e a segunda com 5 perguntas permitindo estudar os atributos percebidos pelos colegas (agressão; isolamento social; liderança; conduta pró-social e vitimação). Os resultados permitiram concluir que o bullying também ocorre em zonas rurais mas de forma bastante menos frequente quando se compara com os dados de Pereira (2008) obtidos em zonas urbanas e que o local mais frequente onde ocorre é o recreio. Verificou-se ainda que quer os agressores, quer as vítimas são mais rejeitados pelos pares do que os não envolvidos. Discutem-se algumas formas de prevenção destes comportamentos no 1.º ciclo do ensino básico. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0214-9877 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/13970 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | INFAD Revista de Psicología | pt_PT |
dc.subject | Bullying | pt_PT |
dc.subject | agressão | pt_PT |
dc.subject | vitimação | pt_PT |
dc.subject | integração social | pt_PT |
dc.title | Condutas agressivas, bullying e integração social em crianças em idade escolar | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 506 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 499 | pt_PT |
oaire.citation.title | INFAD Revista de Psicología | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
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