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Nos últimos anos, quer os comportamentos agressivos, quer o bullying têm vindo a constituir uma crescente preocupação para a comunidade educativa. Tem havido muita investigação sobre este fenómeno mas a maioria tem incidido em escolas situadas em contextos urbanos. Os objetivos da investigação que se apresenta
foram:
Obter dados que permitam conhecer o tipo e a frequência de bullying em crianças, bem como identificar quais os locais mais frequentes onde ocorre numa escola situada numa zona rural.
Conhecer qual a relação entre a integração social no grupo de pares (através do estatuto sociométrico) e os
vários padrões de comportamento social, nomeadamente comportamentos pró-sociais, liderança, isolamento
social e, em particular, agressão e vitimação (quer na perspetiva do próprio, quer na perspetiva dos pares).
Deste modo, dois questionários foram aplicados a 87 crianças: uma adaptação do questionário de autorrelato
sobre agressividade entre alunos na escola (QAEANE) de Pereira (1994) (composto por 10 perguntas, relativas
às ocorrências de bullying, na perspetiva da vítima e do agressor, bem como sobre os locais em que ocorre);
e um questionário de heterorrelato, isto é, de nomeação de pares (QNP), composto por duas partes: a primeira
com 4 perguntas que estuda a sociometria (índices de preferências e rejeições) e a segunda com 5 perguntas
permitindo estudar os atributos percebidos pelos colegas (agressão; isolamento social; liderança; conduta
pró-social e vitimação).
Os resultados permitiram concluir que o bullying também ocorre em zonas rurais mas de forma bastante
menos frequente quando se compara com os dados de Pereira (2008) obtidos em zonas urbanas e que o local
mais frequente onde ocorre é o recreio. Verificou-se ainda que quer os agressores, quer as vítimas são mais rejeitados pelos pares do que os não envolvidos. Discutem-se algumas formas de prevenção destes comportamentos no 1.º ciclo do ensino básico.
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Keywords
Bullying agressão vitimação integração social