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Resumo: A pandemia trouxe uma realidade ao qual não estávamos habituados, vendo a nossa liberdade sendo tirada para proteger a propagação de um vírus desconhecido que se tornou mortal. Algumas das medidas tomadas durante este período incluíram períodos de isolamento em casa, encerramento de espaços públicos e desportivos e acompanhamento das aulas a partir de casa. Famílias viram as suas rotinas alteradas, com pais a exercer funções em teletrabalho e a acompanharem em simultâneo a educação online dos seus filhos.
Objetivos: Questionar os terapeutas ocupacionais a exercer pediatria em Portugal, a sua perceção sobre o impacto das medidas exercidas para evitar a transmissão da COVID-19 em Portugal no desenvolvimento das crianças.
Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, tendo sido criado de raiz um questionário com maioritariamente questões abertas para reunir as opiniões dos terapeutas ocupacionais. O questionário foi analisado por um painel de Delphi e por pré-teste antes de ser aplicado à amostra composta por 53 elementos. A constituição da amostra só incluiu terapeutas ocupacionais a exercer em pediatria há mais de 4 anos. A análise dos dados obtidos nas questões abertas foi realizada a partir da análise de conteúdo segundo Bardin.
Resultados: Os terapeutas ocupacionais indicaram haver impacto nas diversas áreas do desenvolvimento infantil. Existiu uma maior procura deste tipo de intervenção e encaminhamento por parte de médicos e professores. Os técnicos relacionaram também, a baixa literacia dos pais ao possível impacto no desenvolvimento dos filhos, tal como um acréscimo do número de horas de utilização de meios eletrónicos e aumento da ansiedade de pais e filhos.
Conclusão: Na perspetiva dos terapeutas ocupacionais, as medidas implementadas durante a pandemia impactaram o desenvolvimento das crianças.
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Keywords
Integração sensorial Desenvolvimento infantil Impacto do COVID-19 Ansiedade Tecnologias de informação e comunicação