Repository logo
 
Publication

Relatório de atividade e de desenvolvimento profissional

dc.contributor.advisorJorge, José Reis
dc.contributor.authorMateus, Maria Luísa da Piedade
dc.date.accessioned2015-06-25T19:05:59Z
dc.date.available2015-06-25T19:05:59Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO presente relatório encontra-se estruturado em duas partes. A primeira relata um percurso profissional, procurando-se refletir sobre a supervisão pedagógica exercida em diferentes cargos desempenhados ao longo de trinta anos de docência. A segunda parte, mais reflexiva, de cariz prático-investigativo, ancorada no “histórico profissional”, procura enquadrar o exercício da supervisão pedagógica em duas dimensões complementares: formação inicial e formação contínua de docentes. Procuramos fazer uma análise crítica reflexiva baseada no quadro legislativo português e na literatura publicada, a propósito de questões como o desenvolvimento profissional no início e ao longo da carreira e a construção da profissionalidade docente, caracterizando-se esta por ser um processo ativo e construtivista, um processo concreto de ensino, observação, reflexão e avaliação. Desenvolve-se ao longo da vida profissional, relacionando-se as novas aprendizagens com conhecimentos prévios, tem lugar em contextos reais diários e liga-se à cultura e ao desenvolvimento da escola.por
dc.description.abstractThe present report is structured in two parts. The first part reports a professional career, trying to reflect about pedagogical supervision carried out in different functions performed for thirty years of teaching. The second part, more reflective, of a practical and investigative nature, anchored on the "professional history", tries to frame the exercise of pedagogical supervision on two complementary dimensions: initial and continuous teachers training. We try to make a critical reflective analysis based on the Portuguese legislative framework and on the published literature, concerning issues such as professional development in the beginning and throughout the teaching career and the construction of teaching professionality which is characterized by an active and constructivist process, a concrete teaching process, observation, reflection and evaluation. It develops throughout professional life, being the new learning related to previous knowledge, it takes place in real daily contexts and links itself to culture and school development.por
dc.identifier.tid201852241
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/9055
dc.language.isoporpor
dc.subjectSupervisão pedagógicapor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectHistórico profissionalpor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectPedagogical Supervisionpor
dc.subjectProfessional developmentpor
dc.subjectPedagogical practicepor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.subjectProfessional historypor
dc.titleRelatório de atividade e de desenvolvimento profissionalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Área de\ Especialização em Supervisão Pedagógicapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de ativid e desenvol profiss Mª Luísa P. Mateus .pdf
Size:
678.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: