Publication
Refletir o presente, perspetivar o futuro: caminhos para a docĂȘncia
dc.contributor.advisor | Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- | |
dc.contributor.advisor | Pereira, José Miguel Sacramento, 1968- | |
dc.contributor.author | Oliveira, PatrĂcia Raquel Pires | |
dc.date.accessioned | 2016-04-15T13:26:31Z | |
dc.date.available | 2016-04-15T13:26:31Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | O presente RelatĂłrio Final foi elaborado no Ăąmbito da Unidade Curricular de PrĂĄtica Educativa e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação PrĂ©-Escolar e Ensino do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico. Corresponde Ă anĂĄlise dos itinerĂĄrios formativos e das aprendizagens concretizados em dois estĂĄgios desenvolvidos com um grupo de crianças de 5 anos de idade e crianças de uma turma do 2.Âș ano do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico. O documento divide-se em trĂȘs partes. A Parte I Ă© constituĂda por duas secçÔes (A e B) relativas Ă Educação PrĂ©-Escolar e 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico, respetivamente. Cada uma tem como objetivo a contextualização e a caracterização do itinerĂĄrio formativo, iniciada pela caracterização da instituição e do grupo/turma, seguida da organização do tempo e da sala e terminada com a descrição e anĂĄlise reflexiva da experiĂȘncia de estĂĄgio. A terceira parte apresenta a descrição e anĂĄlise de seis experiĂȘncias-chave que se revelaram fundamentais no decorrer dos dois estĂĄgios: âA importĂąncia do brincar no espaço exteriorâ, âAprendizagem Cooperativa: aprender com os outrosâ, âA Abordagem de Mosaicoâ, âArticulação Curricular entre a Educação PrĂ©-Escolar e o 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsicoâ, âDiferenciação pedagĂłgica: da teoria Ă prĂĄticaâ e âA interação entre a escola e a famĂlia da criança com NEEâ. Este relatĂłrio foi concebido de forma a analisar crĂtica e reflexivamente a iniciação Ă prĂĄtica educativa tendo em vista o alcance de competĂȘncias imprescindĂveis Ă construção da minha formação e identidade profissionais. Ao longo de todo o documento Ă© privilegiada a reflexĂŁo antes, durante e depois da ação, como pilar essencial Ă formação profissional. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201335298 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/13186 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino BĂĄsico 1Âș Ciclo | pt_PT |
dc.subject | PrĂĄticas Educativas | pt_PT |
dc.subject | PrĂĄtica PedagĂłgica | pt_PT |
dc.title | Refletir o presente, perspetivar o futuro: caminhos para a docĂȘncia | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação PrĂ©-Escolar e Ensino do 1Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico |