Repository logo
 
Publication

Refletir o presente, perspetivar o futuro: caminhos para a docĂȘncia

dc.contributor.advisorCoelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
dc.contributor.advisorPereira, José Miguel Sacramento, 1968-
dc.contributor.authorOliveira, PatrĂ­cia Raquel Pires
dc.date.accessioned2016-04-15T13:26:31Z
dc.date.available2016-04-15T13:26:31Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente RelatĂłrio Final foi elaborado no Ăąmbito da Unidade Curricular de PrĂĄtica Educativa e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação PrĂ©-Escolar e Ensino do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico. Corresponde Ă  anĂĄlise dos itinerĂĄrios formativos e das aprendizagens concretizados em dois estĂĄgios desenvolvidos com um grupo de crianças de 5 anos de idade e crianças de uma turma do 2.Âș ano do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico. O documento divide-se em trĂȘs partes. A Parte I Ă© constituĂ­da por duas secçÔes (A e B) relativas Ă  Educação PrĂ©-Escolar e 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico, respetivamente. Cada uma tem como objetivo a contextualização e a caracterização do itinerĂĄrio formativo, iniciada pela caracterização da instituição e do grupo/turma, seguida da organização do tempo e da sala e terminada com a descrição e anĂĄlise reflexiva da experiĂȘncia de estĂĄgio. A terceira parte apresenta a descrição e anĂĄlise de seis experiĂȘncias-chave que se revelaram fundamentais no decorrer dos dois estĂĄgios: “A importĂąncia do brincar no espaço exterior”, “Aprendizagem Cooperativa: aprender com os outros”, “A Abordagem de Mosaico”, “Articulação Curricular entre a Educação PrĂ©-Escolar e o 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico”, “Diferenciação pedagĂłgica: da teoria Ă  prĂĄtica” e “A interação entre a escola e a famĂ­lia da criança com NEE”. Este relatĂłrio foi concebido de forma a analisar crĂ­tica e reflexivamente a iniciação Ă  prĂĄtica educativa tendo em vista o alcance de competĂȘncias imprescindĂ­veis Ă  construção da minha formação e identidade profissionais. Ao longo de todo o documento Ă© privilegiada a reflexĂŁo antes, durante e depois da ação, como pilar essencial Ă  formação profissional.pt_PT
dc.identifier.tid201335298
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13186
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino BĂĄsico 1Âș Ciclopt_PT
dc.subjectPrĂĄticas Educativaspt_PT
dc.subjectPrĂĄtica PedagĂłgicapt_PT
dc.titleRefletir o presente, perspetivar o futuro: caminhos para a docĂȘnciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação PrĂ©-Escolar e Ensino do 1Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PATRICIA_OLIVEIRA.pdf
Size:
6.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: