Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.36 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente RelatĂłrio Final foi elaborado no Ăąmbito da Unidade Curricular de PrĂĄtica Educativa e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação PrĂ©-Escolar e Ensino do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico. Corresponde Ă anĂĄlise dos itinerĂĄrios formativos e das aprendizagens concretizados em dois estĂĄgios desenvolvidos com um grupo de crianças de 5 anos de idade e crianças de uma turma do 2.Âș ano do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico.
O documento divide-se em trĂȘs partes. A Parte I Ă© constituĂda por duas secçÔes (A e B) relativas Ă Educação PrĂ©-Escolar e 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico, respetivamente. Cada uma tem como objetivo a contextualização e a caracterização do itinerĂĄrio formativo, iniciada pela caracterização da instituição e do grupo/turma, seguida da organização do tempo e da sala e terminada com a descrição e anĂĄlise reflexiva da experiĂȘncia de estĂĄgio. A terceira parte apresenta a descrição e anĂĄlise de seis experiĂȘncias-chave que se revelaram fundamentais no decorrer dos dois estĂĄgios: âA importĂąncia do brincar no espaço exteriorâ, âAprendizagem Cooperativa: aprender com os outrosâ, âA Abordagem de Mosaicoâ, âArticulação Curricular entre a Educação PrĂ©-Escolar e o 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsicoâ, âDiferenciação pedagĂłgica: da teoria Ă prĂĄticaâ e âA interação entre a escola e a famĂlia da criança com NEEâ.
Este relatĂłrio foi concebido de forma a analisar crĂtica e reflexivamente a iniciação Ă prĂĄtica educativa tendo em vista o alcance de competĂȘncias imprescindĂveis Ă construção da minha formação e identidade profissionais. Ao longo de todo o documento Ă© privilegiada a reflexĂŁo antes, durante e depois da ação, como pilar essencial Ă formação profissional.
Description
Keywords
Educação PrĂ©-Escolar Ensino BĂĄsico 1Âș Ciclo PrĂĄticas Educativas PrĂĄtica PedagĂłgica