Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Refletir o presente, perspetivar o futuro: caminhos para a docĂȘncia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PATRICIA_OLIVEIRA.pdf6.36 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente RelatĂłrio Final foi elaborado no Ăąmbito da Unidade Curricular de PrĂĄtica Educativa e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação PrĂ©-Escolar e Ensino do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico. Corresponde Ă  anĂĄlise dos itinerĂĄrios formativos e das aprendizagens concretizados em dois estĂĄgios desenvolvidos com um grupo de crianças de 5 anos de idade e crianças de uma turma do 2.Âș ano do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico. O documento divide-se em trĂȘs partes. A Parte I Ă© constituĂ­da por duas secçÔes (A e B) relativas Ă  Educação PrĂ©-Escolar e 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico, respetivamente. Cada uma tem como objetivo a contextualização e a caracterização do itinerĂĄrio formativo, iniciada pela caracterização da instituição e do grupo/turma, seguida da organização do tempo e da sala e terminada com a descrição e anĂĄlise reflexiva da experiĂȘncia de estĂĄgio. A terceira parte apresenta a descrição e anĂĄlise de seis experiĂȘncias-chave que se revelaram fundamentais no decorrer dos dois estĂĄgios: “A importĂąncia do brincar no espaço exterior”, “Aprendizagem Cooperativa: aprender com os outros”, “A Abordagem de Mosaico”, “Articulação Curricular entre a Educação PrĂ©-Escolar e o 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico”, “Diferenciação pedagĂłgica: da teoria Ă  prĂĄtica” e “A interação entre a escola e a famĂ­lia da criança com NEE”. Este relatĂłrio foi concebido de forma a analisar crĂ­tica e reflexivamente a iniciação Ă  prĂĄtica educativa tendo em vista o alcance de competĂȘncias imprescindĂ­veis Ă  construção da minha formação e identidade profissionais. Ao longo de todo o documento Ă© privilegiada a reflexĂŁo antes, durante e depois da ação, como pilar essencial Ă  formação profissional.

Description

Keywords

Educação PrĂ©-Escolar Ensino BĂĄsico 1Âș Ciclo PrĂĄticas Educativas PrĂĄtica PedagĂłgica

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue