Repository logo
 
Publication

O poder dos Fitness Influencers do TIKTOK na adoção de um estilo de vida mais saudável da Geração Z

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorBorges, Mónica
dc.contributor.authorFonseca, Inês Isabel Almeida
dc.date.accessioned2023-10-18T15:07:31Z
dc.date.available2023-10-18T15:07:31Z
dc.date.issued2023-06-27
dc.description.abstractVivemos numa era digital em que as redes sociais têm um impacto significativo na formação de opiniões, comportamentos e escolhas dos mais jovens. O TikTok, como uma das plataformas mais populares entre os mais novos, desempenha um papel cada vez mais influente na sua vida quotidiana, por isso, o objetivo deste estudo é compreender o papel dos Fitness Influencers do TikTok na adoção de um estilo de vida mais saudável da Geração Z. Para testar as hipóteses, desenvolveu-se um estudo quantitativo e recolheram-se dados através da realização de um questionário online a indivíduos da Geração Z seguidores de Fitness Influencers no TikTok. Através do recurso ao modelo de Regressão Linear Múltipla, foi possível verificar que, à exceção da hipótese relacionada com o conteúdo visual, as restantes hipóteses foram suportadas: tanto as características do Fitness Influencer (Relações Parassociais, Credibilidade Percebida e Similaridade) como as características do conteúdo publicado pelo mesmo (Qualidade Percebida e Interação Social) têm um contributo positivo na intenção comportamental da Geração Z. O presente estudo providencia conhecimentos e orientações importantes para influencers/profissionais da área, que queiram perceber de que forma podem exercer uma maior influência entre a Geração Z e para profissionais de marketing ou empresas que queiram criar campanhas de marketing de influência direcionadas à Geração Z através de Fitness Influencers do TikTok, visando a promoção de escolhas mais saudáveis de forma autêntica e impactante.pt_PT
dc.description.abstractWe live in a digital age where social media has a significant impact on shaping the opinions, behaviors and choices of younger people. TikTok, as one of the most popular platforms among young people, plays an increasingly influential role in their daily lives, so the aim of this study is to understand the role of TikTok Fitness Influencers in the adoption of a healthier lifestyle by Generation Z. To test the hypotheses, a quantitative study was developed and data was collected by conducting an online questionnaire to Generation Z individuals who are followers of Fitness Influencers on TikTok. Through the use of the Multiple Linear Regression model, it was possible to verify that, except for the hypothesis related to visual content, the remaining hypotheses were supported: both the Fitness Influencer's characteristics (Parasocial Relationships, Perceived Credibility and Similarity) and the characteristics of the content published by the same (Perceived Quality and Social Interaction) have a positive contribution in the behavioral intention of Generation Z. This study provides important knowledge and guidance for influencers/professionals in the field who want to understand how they can exert greater influence among Generation Z and for marketers or companies who want to create influencer marketing campaigns targeting Generation Z through TikTok Fitness Influencers, aiming to promote healthier choices in an authentic and impactful way.pt_PT
dc.identifier.tid203369696pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47343
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing de influênciapt_PT
dc.subjectAlimentação saudávelpt_PT
dc.subjectFitness influencerspt_PT
dc.subjectGeração Zpt_PT
dc.subjectTikTokpt_PT
dc.titleO poder dos Fitness Influencers do TIKTOK na adoção de um estilo de vida mais saudável da Geração Zpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketing (EaD)pt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de M-GM - Inês Fonseca.pdf
Size:
2.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: