Repository logo
 
Publication

A responsabilidade social das organizações desportivas e dos atletas profissionais

dc.contributor.advisorCerdeira, José Pedro, 1963-
dc.contributor.authorSantos, António José Pereira Rodrigues dos
dc.date.accessioned2016-04-08T09:20:40Z
dc.date.available2016-04-08T09:20:40Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA indústria desportiva tem ganho uma enorme visibilidade e os seus diversos intervenientes, especialmente os melhores atletas e treinadores, passaram a ser seguidos por todo o tipo de comunicação social quer ao nível nacional, mas também ao nível global. Com a sociedade atual envolta em diversos tipos de crises e problemas sociais, pretende-se perceber qual a opinião que as pessoas têm sobre as práticas das organizações desportivas e atletas profissionais para com a responsabilidade social, o impacto na sua imagem e o impacto nas intenções de compra por parte de quem a apoia. O enquadramento teórico da literatura foca-se nos conceitos sobre responsabilidade social desenvolvidos por diversos autores, bem como identificar algumas das particularidades relacionadas com as práticas de responsabilidade social ligadas ao desporto. Foi realizado um estudo quantitativo exploratório através de um inquérito a duas amostras, sendo que uma foi realizada em Portugal e a outra nos Estados Unidos da América, tendo como base um estudo divulgado por dois autores norte-americanos (Roy e Graeff, 2003). O objetivo do estudo é perceber qual a opinião que as pessoas têm sobre as atitudes das organizações desportivas e atletas profissionais para com a responsabilidade social, o impacto na sua imagem e igualmente o impacto nas intenções de compra por parte de quem a apoia. Da análise do estudo conclui-se que a Responsabilidade Social Empresarial deve ser planeada e tida em consideração como uma ferramenta de comunicação estratégica, e que os fans/consumidores de eventos desportivos tendem a desenvolver uma opinião mais favorável e a expressar uma atitude mais propensa a comprar produtos de empresas que apoiam instituições de solidariedade social ou causas.pt_PT
dc.identifier.tid201333597
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12979
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesportopt_PT
dc.subjectResponsabilidade Socialpt_PT
dc.titleA responsabilidade social das organizações desportivas e dos atletas profissionaispt_PT
dc.title.alternativeum estudo em Portugal e nos Estados Unidos da Américapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Comunicação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANTONIO_SANTOS.pdf
Size:
1.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: