Repository logo
 
Publication

A dança criativa e a aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico : contributos de uma abordagem interdisciplinar no estudo do meio, no português, na matemática e na atitude criativa

dc.contributor.advisorMonteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro
dc.contributor.advisorMelo, Filipe Manuel Soares
dc.contributor.authorRebelo Leandro, Cristina
dc.date.accessioned2023-11-08T15:45:48Z
dc.date.available2023-11-08T15:45:48Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEste estudo, quasi-experimental, pretendeu analisar a dança criativa como um meio de aprendizagem interdisciplinar de conteúdos das áreas curriculares e da criatividade. Os objetivos da investigação foram: analisar o impacto da dança criativa na aprendizagem de conteúdos de Estudo do Meio, Português e Matemática e a influência da dança na atitude criativa, em crianças do 2.º Ano do 1.º Ciclo Ensino Básico. A amostra incluiu oito turmas (cinco do grupo experimental e três do grupo de controlo), perfazendo um total de 117 crianças. Como proposta metodológica apontámos para uma intervenção composta por quatro sessões de dança criativa em cada área disciplinar no grupo experimental, tendo os dois grupos sido avaliados através de fichas de desempenho, em três momentos diferentes (pré-teste, pós-teste e reteste) e através do teste de criatividade, no pré e pós-testes. Os dados foram analisados maioritariamente com recurso a análises de variância e testes t de Student para amostras emparelhadas. As conclusões evidenciaram que os alunos que consolidaram os conteúdos nas aulas de dança criativa apresentaram diferenças significativas nos ganhos de aprendizagem na área disciplinar de Estudo do Meio, Português e Matemática, por comparação ao grupo controlo. No referente à criatividade concluímos que a intervenção pela dança criativa não apresentou qualquer efeito ao nível da atitude criativa dos alunos.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47874
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDança criativapt_PT
dc.subjectaprendizagem interdisciplinarpt_PT
dc.subjectáreas disciplinares de Estudo do Meio, Português e Matemáticapt_PT
dc.subjectatitude criativa; 1.ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectCreative dancept_PT
dc.subjectinterdisciplinary learningpt_PT
dc.subjectdisciplinary areas of Social Studies, Portuguese, and Mathematicspt_PT
dc.subjectcreative attitudept_PT
dc.subjectprimary educationpt_PT
dc.titleA dança criativa e a aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico : contributos de uma abordagem interdisciplinar no estudo do meio, no português, na matemática e na atitude criativapt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameRebelo Leandro
person.givenNameCristina
person.identifier.ciencia-id6916-1C7E-2CB9
person.identifier.orcid0000-0003-3987-0348
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublicationdf307261-6cd4-442a-a10a-214bbe8022d0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydf307261-6cd4-442a-a10a-214bbe8022d0
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra
thesis.degree.nameDoutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Dança,pt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE_DOUT.pdf
Size:
8.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: