Repository logo
 
Publication

Factores críticos de sucesso em comunidades de prática de professores online

dc.contributor.authorLoureiro, Ana
dc.contributor.authorVaz, Carlos
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Rosário
dc.contributor.authorAntunes, Paula
dc.contributor.authorLoureiro, Maria João
dc.date.accessioned2016-03-01T10:18:32Z
dc.date.available2016-03-01T10:18:32Z
dc.date.issued2009-05
dc.description.abstractA introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação tem provocado algumas alterações na forma como os docentes promovem o seu desenvolvimento profissional. As ferramentas das TIC possibilitam a constituição de comunidades online de professores, cujos objectivos são a partilha de saberes e de experiências na construção do conhecimento e na inovação das práticas. Elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Educação a Distância do Programa Doutoral em Multimédia em Educação (Universidade de Aveiro), este artigo tem como principal objectivo a apresentação de uma revisão bibliográfica sobre os factores críticos de sucesso inerentes a comunidades de prática online de professores. Aspectos como a tecnologia, a confiança, a capacidade de comunicação, a socialização, o tempo, a liderança, o sentimento de pertença, o entendimento comum surgem como elementos determinantes para o êxito destas comunidades.pt_PT
dc.description.abstractInformation and Communication Technology (ICT) in Education has been responsible for some changes in the way teachers enhance their professional development. ICT tools allow the creation of teachers’ online communities, with the aim of being able to share information, knowledge creation, best practices and practical innovations. This paper was developed to support the goals of the Curricular Unit “Educação a Distância”(Aveiro University), and its major purpose is to present a bibliographical review about critical factors of success inherent to a teachers’ online Community of Practice (CoP) such as technology, confidence building, communication capacity, socialization, time, leadership, sense of belonging and common understanding. The review of several theoretical and empirical sources has revealed that those factos might have a double edge, in the sense that they may work first as barriers to success of a teachers’ online CoP, but will evolve as eventual motivational factors.en
dc.identifier.citationLoureiro, A., Vaz, C., Rodrigues M. R., Antunes, P., Loureiro, M. J. (2009) Factores Críticos de Sucesso em Comunidades de prática de Professores Online. In: Dias, P. & Osório, A. (org.) Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2009 (pp. 1069-1084). Braga: Universidade do Minho.
dc.identifier.isbn978-972-98456-6-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11509
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherUniversidade do Minhopt_PT
dc.subjectComunidade de práticapt_PT
dc.subjectComunidade virtual de aprendizagempt_PT
dc.subjectFactores críticos de sucessopt_PT
dc.subjectBarreiraspt_PT
dc.subjectFactores de motivaçãopt_PT
dc.subjectCommunity of practiceen
dc.subjectVirtual community of learningen
dc.subjectCritical success factorsen
dc.subjectBarriersen
dc.subjectMotivation factorsen
dc.titleFactores críticos de sucesso em comunidades de prática de professores onlinept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage1083pt_PT
oaire.citation.startPage1069pt_PT
oaire.citation.titleProceedings of the VI International Conference of TIC in Education – Challenges 2009en
person.familyNameda Silva Rodrigues
person.givenNameMaria do Rosário
person.identifier.ciencia-idF914-D07D-3523
person.identifier.orcid0000-0002-9935-6917
person.identifier.scopus-author-id57199723244
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typebookParten
relation.isAuthorOfPublication9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2009_factores críticos de sucesso em comunidades de prática de professor .pdf
Size:
224.46 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: