dc.contributor.author | Martins, António | |
dc.date.accessioned | 2016-03-14T11:35:25Z | |
dc.date.available | 2016-03-14T11:35:25Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.description.abstract | A União Europeia (UE) entrou numa nova fase do processo de fortalecimento das suas capacidades militares para a gestão de crises, lançando iniciativas como a Headline Goal 2010, os Battlegroups e o estabelecimento da Agência Europeia de Defesa (AED). Estas iniciativas contribuem para a implementação da Estratégia de Segurança da Europa, permitindo que a UE enfrente de forma mais eficaz as ameaças e desafios globais que se lhe deparam, e que tenha maior consciência das oportunidades que lhe surgem. Como especificado na Headline Goal 2010, a capacidade de resposta rápida das forças tem de ser melhorada para que a UE possa tomar uma decisão num prazo de cinco dias e projectar forças num prazo de dez dias, para executar as Missões de Petersberg. Este requisito gerou o conceito de Battlegroup: o pacote de forças mínimo, que de forma efectiva, credível, rapidamente projectável e coerente, seja capaz de conduzir operações sem apoio ou a fase inicial de operações de grande envergadura. O Battlegroup, com 1500 militares, é baseado numa Unidade de Escalão Batalhão de armas combinadas, sendo reforçado com elementos de Apoio de Combate e de Apoio de Serviços. Um Battlegroup pode ser formado por uma Framework Nation ou por uma coligação multinacional de Estados-Membros. Em todos os casos, contudo, a interoperabilidade e a eficácia militar serão os critérios-chave. Se a vocação histórica dos Estados Membros da União Europeia passa por uma aptidão global e interesses estratégicos globais então Portugal deve desenvolver a sua Política de Defesa na balança das mais valias com a Política Europeia de Segurança e Defesa. Assim devemos analisar as capacidades militares estabelecidas no SFN04-COP em desenvolvimento nas Forças Armadas até 2010, considerando o expresso no Programa do Governo, no CEDN e no CEM. A partir daí deduzir se Portugal poderá assumir como nível de ambição, constituir-se como Framework Nation de um Battlegroup em 2010, tendo em conta o desenvolvimento dos principais programas de reequipamento das Forças Armadas previstos na LPM, os recursos financeiros disponíveis e outros compromissos assumidos com outras organizações internacionais, designadamente a NATO. Abstract: The European Union has entered a new stage in the process of strengthening military capabilities for crisis management, launching initiatives such as on the Headline Goal 2010, the Battlegroups and establishing the European Defence Agency (EDA). These initiatives contribute to the implementation of the European Security Strategy, enabling the European Union to deal better with threats and global challenges and realising the opportunities facing us. As specified in the Headline Goal 2010, the forces rapid responsiveness needs to be improved so that the EU can take the decision within five days and deploy forces within ten days, for Petersberg Missions. That requirement gave birth to the concept of the Battlegroup, the minimum military effective, credible, rapidly deployable, coherent force package capable of stand-alone operations, or for the initial phase of larger operations. The Battlegroup, 1500 soldiers, is based on combined arms, battalion-sized force, and reinforced with Combat Support and Combat Service Support elements. A Battlegroup could be formed by a framework nation or by a multinational coalition of member states. In all cases, interoperability and military effectiveness will be key criteria. The Member-States of the European Union have historically been driven by global capabilities and strategic interests, and, as such, Portugal should develop its Defence Policy weighing the advantages on the scale of the ESDP. Thus, we must analyse the military capabilities established by the SFN04-COP under development in the Armed Forces till 2010, taking into consideration the Government Program, the National Defence Strategic Concept and the Military Strategic Concept. Having done this, we can then infer if Portugal can place as its level of ambition to assume the task of being a Framework Nation for a Battlegroup in 2010, bearing in mind the progress of the main reequipping programs of the Armed Forces foreseen in the Military Programming Law, the financial resources available and commitments undertaken with other international organizations, namely NATO. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12243 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | IUM | pt_PT |
dc.subject | PETERSBERG | pt_PT |
dc.subject | BATTLEGROUP | pt_PT |
dc.subject | Reacção Rápida | pt_PT |
dc.subject | Rapid Reaction | pt_PT |
dc.title | EUROPEAN UNION BATTLEGROUPS | pt_PT |
dc.title.alternative | Contributo de Portugal como Framework Nation Capacidades a desenvolver face a outros empenhamentos da capacidade operacional das FFAA´S em geral e do Exército em particular | pt_PT |
dc.type | other | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | other | pt_PT |