| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 7.22 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Este estudo foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Língua Gestual
Portuguesa (LGP), e pretendeu conhecer a forma como os alunos surdos do 2º ciclo, turma do
sexto ano, executam os classificadores da LGP com recurso a diversas imagens. Para além disso,
também teve como objetivo analisar as respostas elaboradas pelos alunos.
Este trabalho de investigação contou com a participação da turma do sexto ano de
alunos surdos, que frequentam o Ensino Bilingue. No entanto, apenas foi possível aplicar o jogo
dos classificadores a uma aluna, pelo que é um estudo com amostra reduzida e os resultados
não podem ser generalizados.
Para obtenção dos resultados foi aplicado um jogo que consistiu na apresentação de
diversas imagens representativas de ações de pessoas/animais e de características de objetos,
e na execução dos classificadores pela participante de acordo com a imagem apresentada. Os
dados foram recolhidos através de diários de bordo e notas de campo realizado ao longo do jogo
e também houve conversações com a docente de LGP. Esses registos foram analisados segundo
os cinco componentes do gesto - configuração de mão, movimento, orientação, localização e
expressão não manual - escolhidos pela participante para executar os diferentes classificadores,
sendo que foi destacado querem as da configuração de mão e do movimento.
Description
Keywords
Língua Gestual Portuguesa Classificadores da Língua Gestual Portuguesa Movimento Configuração da Mão
