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Plano de comunicação externa no contexto da Polícia de Segurança Pública

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A comunicação é vital à sobrevivência dos indivíduos e das organizações. As instituições fechadas não prosperam pois precisam dos seus públicos para cumprir com os seus objetivos. A Polícia de Segurança Pública (PSP) promotora da segurança interna, tem uma missão de enorme responsabilidade devendo comunicar para esclarecer e informar. Esta comunicação deve ser planeada e gerida como medida acauteladora das ações desproporcionadas e inopinadas perante a mediatização da atividade policial e o escrutínio público. A inclusão de estratégia e planeamento na comunicação externa da PSP é necessária para uma postura mais preventiva e menos reativa. Neste contexto, os Órgãos de Comunicação Social (OCS) são um público externo de interesse estratégico para a PSP pela sua capacidade de ampliação da mensagem institucional e de mediação social. Assim, é pretendido melhorar o desempenho comunicacional da PSP para os OCS de forma a atingir os restantes públicos. Destarte, neste estudo exploratório de finalidade aplicada houve recurso a uma entrevista para aferir os objetivos institucionais e a um inquérito por questionário a partir da técnica Delphi para conhecer as necessidades comunicacionais dos OCS. A análise dos dados veio revelar que os OCS não estão totalmente satisfeitos com o atual desempenho comunicativo da PSP dado que a totalidade das suas necessidades não está satisfeita. Neste contexto, foi introduzido um instrumento de gestão: o plano de comunicação como uma resposta mais segura e eficaz pois recorre à perceção dos próprios OCS como fonte, minimizando a sua ineficácia.
Communication is vital to the survival of individuals and organizations. Closed institutions do not thrive because they need their audiences to fulfill their goals. The Polícia de Segurança Pública (PSP), which promotes internal security, has a mission of enormous responsibility and must communicate to clarify and inform. This communication must be planned and managed as a precautionary measure against disproportionate and unexpected actions in view of the media coverage of police activity and public scrutiny. The inclusion of strategy and planning in the external communication of the PSP is necessary for a more preventive and less reactive posture. In this context, the Órgãos de Comunicação Social (OCS) are an external public of strategic interest to the PSP due to their capacity to expand the institutional message and social mediation. Thus, it is intended to improve the communicational performance of PSP for OCS in order to reach the other audiences. Thus, in this exploratory study with an applied purpose, an interview was used to assess institutional objectives and a questionnaire survey based on the Delphi technique to learn about the communicational needs of OCS. The analysis of the data revealed that the OCS are not fully satisfied with the current communicative performance of the PSP since the totality of their needs is not satisfied. In this context, a management tool was introduced: the communication plan as a safer and more effective response because it uses the perception of the OCS themselves as a source, minimizing its inefficiency.

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Comunicação Comunicação Estratégica Comunicação Externa Comunicação Organizacional Plano de Comunicação

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