Repository logo
 
Publication

A supervisão como processo colaborativo na motivação dos amputados de guerra do centro de apoio aos deficientes físicos (CADF) - Angola

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorDores, Maria Augusta
dc.contributor.authorBondo, Nazaré
dc.date.accessioned2018-04-04T15:15:41Z
dc.date.available2018-04-04T15:15:41Z
dc.date.issued2017-11-24
dc.description.abstractA temática escolhida para desenvolvermos esta dissertação está diretamente ligada à nossa preocupação com a desmotivação dos amputados de guerra do Centro de Apoio aos Deficientes Físicos (CADF). Decidimos intervir criando um equipa de técnicos, utilizando a supervisão, quer através do trabalho colaborativo, quer através da monitorização de todas as etapas do projeto em construção. O nosso estudo foi do tipo qualitativo concretizado numa investigação-ação, tendo como objetivo construir e implementar um plano de intervenção em que os amputados de guerra consigam encontrar motivação para a vida que para eles perdeu o sentido, utilizando a supervisão como processo colaborativo. Este estudo desenvolveu-se no CADF, onde um grupo de quarenta utentes e uma equipa de técnicos foram os intervenientes diretos deste projeto. Neste contexto, a grande questão de partida que se colocou foi “Será que as estratégias utilizadas no plano de intervenção implementado conduziram a uma mudança no comportamento pessoal dos amputados de guerra participantes no nosso estudo?”. Para podermos desenvolver todo o processo de investigação, a técnica de recolha de dados utilizada foi a entrevista, concretizada através de entrevistas não estruturadas a que chamámos conversas informais e entrevistas estruturadas. Como instrumentos de apoio utilizámos o Guião das entrevistas e as Grelhas de análise das entrevistas. Os dados recolhidos permitiram-nos construir e implementar um plano de intervenção. Da análise dos dados recolhidos e da reflexão sobre eles constatámos que os participantes do nosso estudo iniciaram um processo de motivação a vários níveis. Podemos assim inferir que as estratégias utilizadas na concretização das atividades do plano conduziram a uma mudança no comportamento pessoal dos amputados de guerra do CADF.pt_PT
dc.identifier.tid201812819pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/22138
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectAmputados de Guerrapt_PT
dc.titleA supervisão como processo colaborativo na motivação dos amputados de guerra do centro de apoio aos deficientes físicos (CADF) - Angolapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Supervisão Pedagógica e Avaliaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 3 of 3
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CAPA.pdf
Size:
76.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
I Parte do trabalho até à Introdução.pdf
Size:
227.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO final.pdf
Size:
802.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: