Publication
A supervisão como processo colaborativo na motivação dos amputados de guerra do centro de apoio aos deficientes físicos (CADF) - Angola
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Dores, Maria Augusta | |
dc.contributor.author | Bondo, Nazaré | |
dc.date.accessioned | 2018-04-04T15:15:41Z | |
dc.date.available | 2018-04-04T15:15:41Z | |
dc.date.issued | 2017-11-24 | |
dc.description.abstract | A temática escolhida para desenvolvermos esta dissertação está diretamente ligada à nossa preocupação com a desmotivação dos amputados de guerra do Centro de Apoio aos Deficientes Físicos (CADF). Decidimos intervir criando um equipa de técnicos, utilizando a supervisão, quer através do trabalho colaborativo, quer através da monitorização de todas as etapas do projeto em construção. O nosso estudo foi do tipo qualitativo concretizado numa investigação-ação, tendo como objetivo construir e implementar um plano de intervenção em que os amputados de guerra consigam encontrar motivação para a vida que para eles perdeu o sentido, utilizando a supervisão como processo colaborativo. Este estudo desenvolveu-se no CADF, onde um grupo de quarenta utentes e uma equipa de técnicos foram os intervenientes diretos deste projeto. Neste contexto, a grande questão de partida que se colocou foi “Será que as estratégias utilizadas no plano de intervenção implementado conduziram a uma mudança no comportamento pessoal dos amputados de guerra participantes no nosso estudo?”. Para podermos desenvolver todo o processo de investigação, a técnica de recolha de dados utilizada foi a entrevista, concretizada através de entrevistas não estruturadas a que chamámos conversas informais e entrevistas estruturadas. Como instrumentos de apoio utilizámos o Guião das entrevistas e as Grelhas de análise das entrevistas. Os dados recolhidos permitiram-nos construir e implementar um plano de intervenção. Da análise dos dados recolhidos e da reflexão sobre eles constatámos que os participantes do nosso estudo iniciaram um processo de motivação a vários níveis. Podemos assim inferir que as estratégias utilizadas na concretização das atividades do plano conduziram a uma mudança no comportamento pessoal dos amputados de guerra do CADF. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201812819 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/22138 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Supervisão | pt_PT |
dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | Amputados de Guerra | pt_PT |
dc.title | A supervisão como processo colaborativo na motivação dos amputados de guerra do centro de apoio aos deficientes físicos (CADF) - Angola | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Supervisão Pedagógica e Avaliação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 3 of 3
Loading...
- Name:
- I Parte do trabalho até à Introdução.pdf
- Size:
- 227.41 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: