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- Supervisão numa perspetiva colaborativa - equipa multidisciplinar de técnicos do hospital psiquiátrico de Luanda (HPL)Publication . Sebastião, Margarida; Dores, Maria AugustaO tema escolhido para esta dissertação está relacionado com a criação duma equipa multidisciplinar de técnicos do Hospital Psiquiátrico de Luanda (HPL) e a implementação, nessa equipa, da supervisão numa perspetiva colaborativa. O estudo realizado foi um estudo qualitativo, cujo objetivo foi identificar melhorias a desenvolver no HPL e construir e desenvolver um plano de intervenção. Neste contexto, foi criada uma equipa multidisciplinar e identificadas algumas questões. Tivemos como questão de partida: Que plano de intervenção poderemos construir, cuja implementação nos traga melhorias no HPL? Para a recolha de dados foram utilizadas entrevistas não estruturadas, através de conversas informais e análise de conteúdo de fatores relacionados com as melhorias a implementar, identificados pela equipa e a análise de uma ata (Apêndice I). Foi construído um plano de intervenção com três ações: Supervisão, Trabalho ocupacional e Formação. Para implementar as referidas ações foram indicadas atividades, como desenvolvê-las, quais os intervenientes e a estratégia de intervenção a seguir. Em todo o processo foi introduzida a supervisão através do trabalho colaborativo entre os elementos da equipa, orientando, ajudando, interagindo, observando e monitorizando. O Plano está em pleno desenvolvimento e estamos a começar a conseguir manter os pacientes ativos, autónomos e motivados.
- Intervenção pedagógico-expressiva de tango argentino em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimentalPublication . Figueira, David; Serrano, JorgeCom o presente projeto de Investigação-Ação pretendeu-se analisar o impacto da implementação de um programa de intervenção de aprendizagem da dança Tango Argentino a um pequeno grupo de adultos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Dado o seu carácter pioneiro, este estudo é primeira tentativa de análise do papel do tango argentino – enquanto Pedagogia Ativa e Expressiva e forma de Dança Inclusiva – para o desenvolvimento de competências específicas, nomeadamente, cognitivas, psicomotoras, expressivas, sociais e afetivo-emocionais. Para esta análise foram recolhidos dados através da observação não participante e entrevista aos participantes do programa. Foi ainda criada e aplicada uma grelha de competências específicas do Tango Argentino e utilizada uma gelha adaptada baseada na Escala de Comportamento Adaptativo – Versão Portuguesa de Santos e Morato. Este trabalho revelou comportamentos observados que mostram o desenvolvimento das competências específicas do Tango Argentino e competências transversais do perfil dos adultos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Estes dados fundam uma nova área de investigação e demonstram a utilidade do Tango Argentino enquanto Pedagogia Ativa e Expressiva. Deste trabalho emanam também algumas recomendações para futuros trabalhos de aplicação do Tango Argentino à população com Necessidades Educativas Especiais. Por último, visa ser um contributo para o desenvolvimento de uma metodologia de ensino aperfeiçoada e inovadora, centrada nas características únicas desta dança, que são: improviso a par, códigos de baile e comportamento social, ausência de passos ou coreografias e o foco do movimento ser centrado no estímulo musical e relacional.
- A supervisão como processo colaborativo na motivação dos amputados de guerra do centro de apoio aos deficientes físicos (CADF) - AngolaPublication . Bondo, Nazaré; Dores, Maria AugustaA temática escolhida para desenvolvermos esta dissertação está diretamente ligada à nossa preocupação com a desmotivação dos amputados de guerra do Centro de Apoio aos Deficientes Físicos (CADF). Decidimos intervir criando um equipa de técnicos, utilizando a supervisão, quer através do trabalho colaborativo, quer através da monitorização de todas as etapas do projeto em construção. O nosso estudo foi do tipo qualitativo concretizado numa investigação-ação, tendo como objetivo construir e implementar um plano de intervenção em que os amputados de guerra consigam encontrar motivação para a vida que para eles perdeu o sentido, utilizando a supervisão como processo colaborativo. Este estudo desenvolveu-se no CADF, onde um grupo de quarenta utentes e uma equipa de técnicos foram os intervenientes diretos deste projeto. Neste contexto, a grande questão de partida que se colocou foi “Será que as estratégias utilizadas no plano de intervenção implementado conduziram a uma mudança no comportamento pessoal dos amputados de guerra participantes no nosso estudo?”. Para podermos desenvolver todo o processo de investigação, a técnica de recolha de dados utilizada foi a entrevista, concretizada através de entrevistas não estruturadas a que chamámos conversas informais e entrevistas estruturadas. Como instrumentos de apoio utilizámos o Guião das entrevistas e as Grelhas de análise das entrevistas. Os dados recolhidos permitiram-nos construir e implementar um plano de intervenção. Da análise dos dados recolhidos e da reflexão sobre eles constatámos que os participantes do nosso estudo iniciaram um processo de motivação a vários níveis. Podemos assim inferir que as estratégias utilizadas na concretização das atividades do plano conduziram a uma mudança no comportamento pessoal dos amputados de guerra do CADF.
- Crise humanitária. Um abrigo em auto construção para refugiados e migrantesPublication . Martins, Teresa; Milano, MariaA atual crise de refugiados e migrantes na Europa representa o momento humanitário mais crítico enfrentado no continente desde o final o final da segunda guerra mundial. Centenas de milhares de pessoas arriscam as suas vidas em travessias perigosas pelo mar, fugindo assim da guerra e da pobreza extrema dos seus países de origem e tentando a sua entrada na Europa sobretudo através da Itália ou da Grécia. Neste contexto, o design social surge como ferramenta que permite o desenvolvimento de soluções sustentáveis que ajudam na melhoria da vida dos refugiados e migrantes facilitando todos os processos relacionados com a sua chegada a um novo país. Definida a localização do espaço físico a ser trabalhado, no Porto de Augusta, Sicília,e após o conhecimento de várias carências do local, o projeto surge como uma resposta social. Adaptável a outros espaços com as mesmas características, pretende promover o sentido comunitário e potenciar o bem-estar individual e coletivo, não só físico como psicológico.
- 3D Modeling of Electric Fields in the LUX DetectorPublication . LUX collaboration (93 authors); Brás, P.; Lindote, A.; Lopes, M.I.; Neves, F.; Silva, C.; Solovov, V.N.This work details the development of a three-dimensional (3D) electric field model for the LUX detector. The detector took data to search for weakly interacting massive particles (WIMPs) during two periods. After the first period completed, a time-varying non-uniform negative charge developed in the polytetrafluoroethylene (PTFE) panels that define the radial boundary of the detector's active volume. This caused electric field variations in the detector in time, depth and azimuth, generating an electrostatic radially-inward force on electrons on their way upward to the liquid surface. To map this behavior, 3D electric field maps of the detector's active volume were generated on a monthly basis. This was done by fitting a model built in COMSOL Multiphysics to the uniformly distributed calibration data that were collected on a regular basis. The modeled average PTFE charge density increased over the course of the exposure from -3.6 to −5.5 μC/m2. From our studies, we deduce that the electric field magnitude varied locally while the mean value of the field of ~200 V/cm remained constant throughout the exposure. As a result of this work the varying electric fields and their impact on event reconstruction and discrimination were successfully modeled.