Publication
Relatório final de estágio da prática de ensino supervisionada: da aprendizagem recreativa e lúdica a uma viagem do tempo dos reis de Portugal
dc.contributor.advisor | Santos, Maria de Fátima | |
dc.contributor.advisor | Amado, Nuno | |
dc.contributor.author | Aguiar, Soraia Marisa Viera | |
dc.date.accessioned | 2018-02-28T11:44:44Z | |
dc.date.available | 2018-02-28T11:44:44Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi desenvolvido nas disciplinas de Prática de Ensino Supervisionada I e II que se integram no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretende refletir as experiências por mim vivenciadas em situação de prática pedagógica, realizadas quer na valência de pré-escolar, que decorreu no ano letivo 2011/2012, numa sala com crianças entre os 4 e os 5 anos de idade, no Colégio Planalto, quer em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico com um 4.º ano de escolaridade, no Colégio Paula Frassinetti. Serão apresentadas e descritas as informações obtidas através de várias técnicas e instrumentos de observação utilizados durante o período de estágio para caracterizar as crianças e as instituições de ambas as valências. As caracterizações realizadas na valência de Pré-Escolar conduziram-me, tendo em conta as idades e os interesses das crianças, para a realização de jogos ou atividades nas quais o lúdico fosse constante. Para uma melhor compreensão descreverei as atividades mais significativas. A prática nesta valência levou-me a um estudo sobre a importância do jogo na infância, amparado por várias referências teóricas, que, sempre que possível, apoiarão as minhas opções educacionais. Relativamente ao 1.º ciclo, as observações e consequentes caracterizações orientaram-me para a elaboração e implementação de um projeto, que partiu dos interesses dos alunos e atravessou o estudo de vários conteúdos das diferentes disciplinas, ficando designado por «Aprender Língua Portuguesa e Matemática através de uma viagem ao tempo dos Reis de Portugal». São ainda apresentadas no presente relatório algumas das tarefas que me pareceu que mais vincaram as aprendizagens dos alunos e onde foi possível observar mais consistência nas aprendizagens destas crianças do 4.º ano de escolaridade. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201879735 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/21635 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.title | Relatório final de estágio da prática de ensino supervisionada: da aprendizagem recreativa e lúdica a uma viagem do tempo dos reis de Portugal | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado para a Qualificação para a Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino BásicoMestre em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |