Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório final de estágio da prática de ensino supervisionada: da aprendizagem recreativa e lúdica a uma viagem do tempo dos reis de Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RELATORIO Soraia Aguiar.docx5.68 MBMicrosoft Word XML Download

Abstract(s)

O presente relatório foi desenvolvido nas disciplinas de Prática de Ensino Supervisionada I e II que se integram no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretende refletir as experiências por mim vivenciadas em situação de prática pedagógica, realizadas quer na valência de pré-escolar, que decorreu no ano letivo 2011/2012, numa sala com crianças entre os 4 e os 5 anos de idade, no Colégio Planalto, quer em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico com um 4.º ano de escolaridade, no Colégio Paula Frassinetti. Serão apresentadas e descritas as informações obtidas através de várias técnicas e instrumentos de observação utilizados durante o período de estágio para caracterizar as crianças e as instituições de ambas as valências. As caracterizações realizadas na valência de Pré-Escolar conduziram-me, tendo em conta as idades e os interesses das crianças, para a realização de jogos ou atividades nas quais o lúdico fosse constante. Para uma melhor compreensão descreverei as atividades mais significativas. A prática nesta valência levou-me a um estudo sobre a importância do jogo na infância, amparado por várias referências teóricas, que, sempre que possível, apoiarão as minhas opções educacionais. Relativamente ao 1.º ciclo, as observações e consequentes caracterizações orientaram-me para a elaboração e implementação de um projeto, que partiu dos interesses dos alunos e atravessou o estudo de vários conteúdos das diferentes disciplinas, ficando designado por «Aprender Língua Portuguesa e Matemática através de uma viagem ao tempo dos Reis de Portugal». São ainda apresentadas no presente relatório algumas das tarefas que me pareceu que mais vincaram as aprendizagens dos alunos e onde foi possível observar mais consistência nas aprendizagens destas crianças do 4.º ano de escolaridade.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue