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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente projeto tem por base um estudo de caso, na organização Cristalmax. S.A, do
sector da industria do vidro, com o propósito de melhorar o seu desempenho
organizacional, através da implementação de um sistema integrado de gestão. Os
sistemas utilizados foram o Balanced Scorecard (BSC) e o Sistema de Gestão da
Qualidade (SGQ), segundo o referencial normativo NP EN ISO 9001:2015.
O estudo de natureza qualitativa, sustentado por reuniões com a gestão de topo, gestores
dos processos e observações do autor, permitiu a transição do seu Sistema de Gestão da
Qualidade do anterior referencial para o novo normativo NP EN ISO 9001:2015 e a
proposta de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade e Balanced Scorecard.
Baseado nos requisitos e princípios da qualidade da nova norma em vigor e no sistema
de gestão estratégica de Kaplan e Norton, foi possível desenvolver uma correlação entre
os dois sistemas de gestão, mais propriamente ao nível de gestão estratégica e aplicalos.
O resultado permitiu, adequar os processos existentes, analisar o contexto
organizacional, desenvolver e traduzir a estratégia, de acordo com referencial normativo
e o Balanced Scorecard.
Esta integração revelou-se adequada dado que permitiu criar um bom alinhamento entre
a política de gestão, os objetivos estratégicos, os processos e a definição dos indicadores
e iniciativas propostas, com foco central na satisfação dos clientes, acionistas e outras
partes interessadas no alcance da melhoria continua dos processos e desempenho dos
sistema integrado de gestão (SGQ e BSC).
Description
Keywords
Sistema gestão qualidade NP EN ISO 9001 2015 Balanced scorecard Estratégia