Publication
A didática e a receção, por crianças de 4 anos, de textos literários de Luísa Ducla Soares: relato de uma experiência
dc.contributor.author | Almeida, Elisabete Simão de | |
dc.date.accessioned | 2013-12-11T16:04:42Z | |
dc.date.available | 2013-12-11T16:04:42Z | |
dc.date.issued | 2013-07 | |
dc.description.abstract | Com este trabalho pretendo aplicar, de forma crítica e reflexiva, sugestões de didática da Literatura Infantil, colhidas na bibliografia da especialidade, a um Grupo de crianças de Educação Pré-Escolar, de 4 anos de idade, e analisar o modo como as crianças rececionam textos de Literatura Infantil de uma autora portuguesa, Luísa Ducla Soares. Na Educação Pré-Escolar é fundamental que o educador conte e leia histórias às crianças. Para além do incentivo para uma iniciação à leitura, esta atuação conduzirá também à formação de leitores literários. O papel do educador não é só o de contar e ler: é o de selecionar as obras, variando os géneros literários, bem como o de encontrar estratégias didáticas para fazer a animação da leitura e a posterior exploração dos textos. Tendo em conta esta premissa, os objetivos deste estudo são os seguintes: aplicar, de forma crítica e reflexiva, as sugestões de didática da Literatura Infantil, a um Grupo de Educação Pré-Escolar, e analisar o modo como as crianças rececionam a obra de Literatura Infantil, de Luísa Ducla Soares. Os dados que se apresentam neste Relatório decorrem de uma metodologia qualitativa, neste caso, descritiva e interpretativa. A experiência levada a cabo dividiu-se em duas etapas distintas. Sempre em contexto de sala de atividade, na 1.ª etapa deu-se a conhecer livros da escritora, sem fazer qualquer exploração dos mesmos; pretendia-se, tão só, dar a conhecer parte da obra e contribuir para a formação de leitores. Conseguiu-se a adesão das crianças. Na 2.ª etapa dinamizaram-se didáticas, sugeridas por diferentes autores, em torno de duas dezenas de livros. As técnicas propostas pela educadora receberam uma resposta extremamente positiva, o que nos leva a concluir que estas crianças souberam interpretar os textos de Luísa Ducla Soares. Assim, solicitadas pela educadora, as crianças recontaram, mimaram, dramatizaram, desenharam, recriaram textos, interagindo com a obra de Luísa Ducla Soares. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/5049 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Luísa Ducla Soares | por |
dc.subject | Literatura infantil e didáctica | por |
dc.subject | Educação pré-escolar | por |
dc.title | A didática e a receção, por crianças de 4 anos, de textos literários de Luísa Ducla Soares: relato de uma experiência | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |