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Abstract(s)
O presente relatório é efetuado no âmbito do terceiro ano da licenciatura de Gestão de
Recursos Humanos e Comportamento Organizacional lecionada na Escola Superior de
Gestão de Tomar. Este tem como principal intuito dar a conhecer as tarefas e atividades
desenvolvidas no decorrer do estágio curricular na Unidade de Recursos Humanos do
Município do Entroncamento, com uma duração de aproximadamente 270 horas.
No mundo organizacional tem-se assistido a inúmeras alterações e o setor da Gestão de
Recursos Humanos não é exceção. Como tal, é fundamental que qualquer entidade tenha
uma boa capacidade para reagir e se adaptar ao meio envolvente, para que tanto a sua
sobrevivência como longevidade não fiquem comprometidas, de alguma forma. A Gestão
de Recursos Humanos nem sempre foi reconhecida como um setor crucial no interior de
uma organização e, só recentemente houve uma mudança de mentalidades no que diz
respeito a este aspeto. Esta área assume um papel essencial em qualquer empresa, seja ela
de pequena, média ou grande dimensão, porque estabelece a ligação entre o topo de uma
empresa e os colaboradores que nela desempenham as suas funções diárias.
Constata-se, atualmente, que diversas organizações têm sentido uma forte evolução na
gestão de pessoal, com o decorrer do tempo. Cada vez mais, verifica-se que este é um
departamento que está em constante inovação, engloba inúmeras áreas de uma dada
empresa (ao contrário de antigamente) e encontra-se ainda interligado a qualquer outro
departamento. Os indivíduos já não são mais vistos como somente um recurso e, por isso,
é preciso avaliar/gerir o desempenho dos mesmos, a fim de promover neles a motivação
necessária para o desenvolvimento das suas competências.
As leis estabelecidas em contexto organizacional, que precisam de ser respeitadas e
cumpridas por parte dos seres humanos, encontram-se em alterações sucessivas. Por este
motivo, a Gestão de Recursos Humanos é uma atividade que necessita de se encontrar
atualizada e atuar de acordo com a legislação em vigor. Caso contrário, uma empresa
poderá sofrer consequências significativas.
O relatório encontra-se dividido em três capítulos. No primeiro capítulo é efetuada uma
breve caracterização do Município do Entroncamento. No segundo capítulo é feito um
enquadramento acerca da Gestão de Recursos Humanos. Por fim, no terceiro capítulo são
apresentadas todas as atividades desenvolvidas no estágio curricular.
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Keywords
Organização Estágio curricular Recursos humanos Função pública Recrutamento
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Tomar. Escola Superior de Gestão