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Gestão de recursos humanos no Município do Entroncamento

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O presente relatório é efetuado no âmbito do terceiro ano da licenciatura de Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional lecionada na Escola Superior de Gestão de Tomar. Este tem como principal intuito dar a conhecer as tarefas e atividades desenvolvidas no decorrer do estágio curricular na Unidade de Recursos Humanos do Município do Entroncamento, com uma duração de aproximadamente 270 horas. No mundo organizacional tem-se assistido a inúmeras alterações e o setor da Gestão de Recursos Humanos não é exceção. Como tal, é fundamental que qualquer entidade tenha uma boa capacidade para reagir e se adaptar ao meio envolvente, para que tanto a sua sobrevivência como longevidade não fiquem comprometidas, de alguma forma. A Gestão de Recursos Humanos nem sempre foi reconhecida como um setor crucial no interior de uma organização e, só recentemente houve uma mudança de mentalidades no que diz respeito a este aspeto. Esta área assume um papel essencial em qualquer empresa, seja ela de pequena, média ou grande dimensão, porque estabelece a ligação entre o topo de uma empresa e os colaboradores que nela desempenham as suas funções diárias. Constata-se, atualmente, que diversas organizações têm sentido uma forte evolução na gestão de pessoal, com o decorrer do tempo. Cada vez mais, verifica-se que este é um departamento que está em constante inovação, engloba inúmeras áreas de uma dada empresa (ao contrário de antigamente) e encontra-se ainda interligado a qualquer outro departamento. Os indivíduos já não são mais vistos como somente um recurso e, por isso, é preciso avaliar/gerir o desempenho dos mesmos, a fim de promover neles a motivação necessária para o desenvolvimento das suas competências. As leis estabelecidas em contexto organizacional, que precisam de ser respeitadas e cumpridas por parte dos seres humanos, encontram-se em alterações sucessivas. Por este motivo, a Gestão de Recursos Humanos é uma atividade que necessita de se encontrar atualizada e atuar de acordo com a legislação em vigor. Caso contrário, uma empresa poderá sofrer consequências significativas. O relatório encontra-se dividido em três capítulos. No primeiro capítulo é efetuada uma breve caracterização do Município do Entroncamento. No segundo capítulo é feito um enquadramento acerca da Gestão de Recursos Humanos. Por fim, no terceiro capítulo são apresentadas todas as atividades desenvolvidas no estágio curricular.

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Keywords

Organização Estágio curricular Recursos humanos Função pública Recrutamento

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Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Tomar. Escola Superior de Gestão

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