| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 657.58 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho incide sobre objetivos que vão ao encontro da compreensão do desenvolvimento emocional de um grupo de crianças de um Jardim de Infância da cidade de Coimbra.
Para atender aos objetivos formulados, que pretendiam compreender se as crianças identificam e rotulam, em si e nos outros, as emoções básicas “Tristeza”, “Raiva”, “Alegria” e “Medo”, elencando as situações que as despoletam e sugerindo modificações a fazer para a adaptação à situação em causa, foram formuladas perguntas para cada um dos objetivos e realizadas entrevistas a cada uma das crianças, individualmente.
Para estas entrevistas, recorreu-se ao material pedagógico “Emocina & Companhia”, nomeadamente, aos dois bonecos (a Emocina e o Gregório) cujas faces são amovíveis e representam cada uma das quatro emoções básicas mencionadas.
Ao longo deste trabalho, desenvolveram-se os conceitos de Inteligência Emocional, Emoção e Regulação Emocional; a concluir, observaram-se as fases do desenvolvimento emocional que este grupo, na sua generalidade, já atingiu, podendo afirmar-se que estas crianças conseguem fazer a identificação e rotulação das quatro emoções básicas com facilidade ao observarem os bonecos, e conseguem sugerir causas para o despoletar de cada uma delas. É possível ainda referir que as crianças conseguem propor formas de regulação e transição da emoção.
Description
Keywords
Inteligência Emocional Regulação Emocional Educação Pré-Escolar
