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A Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas para as questões de género e o seu impacto na Academia Militar
datacite.subject.fos | Mestrado Integrado em Administração Militar | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Saraiva, Artur Manuel Vieira | |
dc.contributor.author | Alves, Andreia Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2020-10-14T09:45:17Z | |
dc.date.available | 2020-10-14T09:45:17Z | |
dc.date.issued | 2020-09-30 | |
dc.date.submitted | 2020-10 | |
dc.description.abstract | A integração da perspetiva de género tem sido habitualmente analisada na literatura numa vertente da eficácia das operações militares, prevalecendo uma abordagem orientada para a necessidade da participação feminina, conforme reconhecida na agenda “Mulheres, Paz e Segurança” da Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas (2000). Consequentemente, o desafio que atualmente se coloca às instituições militares reside na consciencialização e na formação dos seus quadros, em particular, os da Academia Militar (AM), pois assume um papel catalisador para educar os futuros Oficiais e líderes militares. Assim, a presente investigação traz a perspetiva de género para a área da formação e, tem como principal objetivo perceber de que forma as políticas no âmbito da agenda “Mulheres, Paz e Segurança” têm exercido influência na cultura organizacional da AM, bem como entender os aspetos que dificultam ou facilitam a integração das mulheres e, contribuir com medidas que possam melhorar o processo da integração das militares femininas. Para tal, adotando um raciocínio indutivo, recorreu-se a uma estratégia metodológica mista do tipo de estudo de caso e utilizou-se como principais técnicas de recolha de dados a análise documental, o focus group, o inquérito por entrevista e o inquérito por questionário. Os resultados obtidos através da triangulação dos dados da pesquisa de campo, revelam que o tema do género ainda é associado apenas às mulheres. E, neste sentido, as cadetes femininas, apesar de aceites pelos seus pares masculinos e de formalmente não existirem divisões de papéis entre géneros, os estereótipos de género provenientes da construção social determinados pelas características biológicas, continuam a ser evidenciados e constituem um obstáculo na integração das cadetes femininas. Conclui-se que a inclusão na área da formação a temática do género nas diferentes disciplinas, poderá potenciar a sensibilidade, o conhecimento e a compreensão dos alunos relativamente às questões relacionadas com implementação de políticas de igualdade e de integração da perspetiva de género em ambiente militar. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202525040 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/33561 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Academia Militar | pt_PT |
dc.subject | Género | pt_PT |
dc.subject | Integração da Perspetiva de Género | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.subject | RCSNU 1325 | pt_PT |
dc.title | A Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas para as questões de género e o seu impacto na Academia Militar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Academia Militar | |
thesis.degree.name | Administração Militar | pt_PT |
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