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Abstract(s)
As organizações detêm uma preocupação crescente pelos seus mecanismos de controlo
interno, de forma a rentabilizar os seus recursos, melhorar os seus resultados, gerir o risco,
bem como, diminuir a ocorrência de erros, fraudes e falhas, sendo fundamental a adoção
de um sistema de controlo interno devidamente adaptado, eficiente e eficaz.
O processo de vendas é fundamental para qualquer organização, uma vez que é a sua
principal fonte de rendimentos, contribuindo positivamente para o crescimento do seu
negócio. No entanto, esta área, assim como muitas outras, está exposta a uma série de
riscos que podem colocar em causa a concretização dos objetivos pré-definidos e
consequentemente o desenvolvimento da atividade. Nesse sentido, é de elevada
importância a utilização de mecanismos de controlo interno que, de modo a serem
benéficos, devem ser monitorizados regularmente, avaliando assim a sua eficácia
operacional, levando à criação de sugestões de melhoria.
Por proposta da empresa Mendes Gonçalves, S.A. foi realizado um projeto de
investigação, que utilizou a metodologia de estudo de caso, para caracterização do
processo de vendas da empresa e dos mecanismos de controlo interno associados.
Os resultados do trabalho de investigação realizado, foram a caracterização do processo
de vendas da Mendes Gonçalves, S.A., desde a receção da encomenda até à faturação e
ao serviço de entrega ao cliente, sendo que a empresa ficou com um documento disponível
e formalizado com todo o levantamento e desenho do referido processo, que poderá ser
consultado por qualquer colaborador; a identificação dos controlos internos adotados
pelos sistemas informáticos e pelos colaboradores, com a consequente identificação de
pontos críticos, tanto ao nível das atividades operacionais como ao nível dos mecanismos
de controlo interno; e, por fim, a identificação e sugestão de possíveis propostas de
melhoria dos processos e pontos críticos identificados, ao nível das diferentes atividades
e mecanismos de controlo interno.
Description
Keywords
Controlo interno Sistema de controlo interno Processo de vendas Gestão do risco Melhoria contínua Auditoria interna