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Controlo interno no processo de vendas na Mendes Gonçalves S A

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As organizações detêm uma preocupação crescente pelos seus mecanismos de controlo interno, de forma a rentabilizar os seus recursos, melhorar os seus resultados, gerir o risco, bem como, diminuir a ocorrência de erros, fraudes e falhas, sendo fundamental a adoção de um sistema de controlo interno devidamente adaptado, eficiente e eficaz. O processo de vendas é fundamental para qualquer organização, uma vez que é a sua principal fonte de rendimentos, contribuindo positivamente para o crescimento do seu negócio. No entanto, esta área, assim como muitas outras, está exposta a uma série de riscos que podem colocar em causa a concretização dos objetivos pré-definidos e consequentemente o desenvolvimento da atividade. Nesse sentido, é de elevada importância a utilização de mecanismos de controlo interno que, de modo a serem benéficos, devem ser monitorizados regularmente, avaliando assim a sua eficácia operacional, levando à criação de sugestões de melhoria. Por proposta da empresa Mendes Gonçalves, S.A. foi realizado um projeto de investigação, que utilizou a metodologia de estudo de caso, para caracterização do processo de vendas da empresa e dos mecanismos de controlo interno associados. Os resultados do trabalho de investigação realizado, foram a caracterização do processo de vendas da Mendes Gonçalves, S.A., desde a receção da encomenda até à faturação e ao serviço de entrega ao cliente, sendo que a empresa ficou com um documento disponível e formalizado com todo o levantamento e desenho do referido processo, que poderá ser consultado por qualquer colaborador; a identificação dos controlos internos adotados pelos sistemas informáticos e pelos colaboradores, com a consequente identificação de pontos críticos, tanto ao nível das atividades operacionais como ao nível dos mecanismos de controlo interno; e, por fim, a identificação e sugestão de possíveis propostas de melhoria dos processos e pontos críticos identificados, ao nível das diferentes atividades e mecanismos de controlo interno.

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Controlo interno Sistema de controlo interno Processo de vendas Gestão do risco Melhoria contínua Auditoria interna

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