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O aeroporto de Lisboa e a sua usabilidade para pessoas com deficiência visual

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Abstract(s)

O turismo, sendo um direito de todos, tornou-se fundamental não só no aumento da inclusão das pessoas com deficiências e incapacidades, como da sua dignidade e igualdade. Para que o turismo em Portugal se torne mais acessível a todos, é necessário eliminar as barreiras que condicionem as viagens das pessoas com qualquer tipo de limitação, quer seja física ou cognitiva/mental. Dado que nos últimos anos se tem relatado um progressivo crescimento da deficiência visual na população mundial relacionado com o crescimento da população e com o aumento da esperança média de vida, esta investigação foca-se nas pessoas com deficiência visual e nas suas experiências enquanto turistas nos aeroportos. Sendo o Aeroporto de Lisboa uma das principais portas de entrada de turistas, é fundamental que este consiga responder às necessidades de todas as pessoas, tornando as viagens mais fáceis, cómodas e inclusivas. Desse modo, o objetivo desta investigação consiste em analisar como o Aeroporto de Lisboa comunica a sua acessibilidade a passageiros com deficiência visual e entender se este tem condições para que um passageiro com deficiência visual possa realizar a sua viagem de forma confortável e segura, tendo acesso a todos os serviços e ferramentas existentes. Para tal, foi elaborada uma análise da acessibilidade através de quatro ferramentas — Teste de Acessibilidade Web (TAW), AChecker, Accessibility Checker e Access Monitor — e, dos conteúdos do website e das redes sociais do Aeroporto de Lisboa, de modo a compreender de que forma é comunicada a sua acessibilidade para as pessoas com deficiência visual. Foram igualmente realizadas entrevistas semiestruturada a um dos responsáveis do projeto MYWAY, com o propósito de identificar quais os equipamentos disponibilizados no Aeroporto, e a pessoas com deficiência visual para perceber as suas perspetivas sobre este assunto e compreender o que consideram que poderia ser melhorado no Aeroporto, de modo a incentivar futuros turistas com deficiência visual a viajarem. Através deste estudo foi possível concluir que o Aeroporto de Lisboa é um espaço onde a acessibilidade a pessoas com deficiência visual carece ainda de algum investimento e atenção, simultaneamente em termos de comunicação e usabilidade.
Tourism is a right for all and it has become fundamental not only in the increase inclusion of people with disabilities, but also as a valuable contributor to their dignity and equality. For tourism in Portugal to become more accessible for all, it is necessary to remove barriers that constrain people with any type of physical or cognitive/mental limitations to travel. Given that in recent years it has been reported a progressive increase in visual impairments in the world population related to population growth and the increase in the average life expectancy, this research focuses on people with visual impairments and their experiences as tourists in airports. As Lisbon Airport is one of the main gateways for tourists, it is essential that it responds to the needs of all people, making traveling easier, more comfortable, and inclusive. Thus, the objective of this research is to analyse how Lisbon Airport communicates its accessibility to visually impaired passengers and to understand if it has the conditions for a visually impaired passenger to travel comfortably and safely, having access to all existing services and tools. For this purpose, an accessibility analysis was carried out using four tools — Teste de Acessibilidade Web (TAW), AChecker, Accessibility Checker e Access Monitor — and an analysis of contents of the Lisbon Airport’s website and social media was also carried out to understand how its accessibility is communicated to people with visual impairments. Semi-structured interviews were also conducted with one of those responsible for the MYWAY project, with the purpose of identifying which equipment is available at the Airport,and with visually impaired people to make sense of their perspectives on this subject and understand what they consider that could be improved at the Airport to encourage future visuallyimpaired tourists to travel. With this study it was possible to conclude that Lisbon Airport is a space where accessibility for people with visual impairments still lacks some investment and attention, simultaneously in terms of communication and usability.

Description

Parceria com a Universidade de Lisboa - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território

Keywords

Turismo acessível Deficiência visual Tecnologias de informação e comunicação; Turistas com deficiência visual; Aeroporto de Lisboa Turistas com deficiência visual Aeroporto de Lisboa Accessible tourism Visual impairment Information and communication technologies Tourists with visual impairments Lisbon Airport

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