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Trail running como modalidade desportiva do desporto escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rodriguez, Ana Carolina | |
dc.contributor.author | Amaral, Victor | |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T19:55:16Z | |
dc.date.available | 2024-01-31T19:55:16Z | |
dc.date.issued | 2023-12-12 | |
dc.description.abstract | Este documento insere-se numa reflexão crítica das atividades do estágio, desenvolvidas ao longo das 4 áreas de formação do futuro professor para as quais definimos os seguintes objetivos: área I – Profissional, social e ética; área II - Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; área III - participação na escola e relação com a comunidade; área IV - Desenvolvimento profissional ao longo da vida. Nesta última, foi investigada a análise e comparação dos níveis de aptidão física (ApF) de crianças e jovens que praticam Trail Running (TR) ou que praticam outras atividades desportivas no Desporto Escolar (DE). Neste estudo, participaram 119 alunos com idades compreendidas entre os 11 e 16 anos, 47 do sexo masculino (39,50%) e 72 do sexo feminino (60,50%), pertencentes a alunos desde o 5º ano até ao 9º ano de escolaridade. Foram utilizados os dados recolhidos pelo protocolo Fitescola®, no início e no final do ano letivo. Da análise dos dados efetuada podemos afirmar que na globalidade os jovens que praticam TR melhoraram os resultados de ApF comparativamente com os jovens que praticam outras modalidades desportivas no DE. O que permite concluir que existe uma associação entre os benefícios da prática de TR com a melhoria das condições físicas dos jovens atletas. Assim sendo, este estudo aponta para a necessidade de dar maior importância à modalidade de TR, de ser introduzida no contexto escolar com exercícios que contemplem o treino das diferentes capacidades físicas: composição corporal, aptidão aeróbia e aptidão neuromuscular. O relatório termina com uma reflexão teórica sobre a narrativa de vida como professor bem como uma apreciação e ponderação crítica de um percurso profissional como especialista na área da Educação Física (Ed. Física) e Desporto. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203496582 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/49491 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Estágio pedagógico | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Planeamento | pt_PT |
dc.subject | Intervenção pedagógica; | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.title | Trail running como modalidade desportiva do desporto escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |