Repository logo
 
Publication

Trail running como modalidade desportiva do desporto escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRodriguez, Ana Carolina
dc.contributor.authorAmaral, Victor
dc.date.accessioned2024-01-31T19:55:16Z
dc.date.available2024-01-31T19:55:16Z
dc.date.issued2023-12-12
dc.description.abstractEste documento insere-se numa reflexão crítica das atividades do estágio, desenvolvidas ao longo das 4 áreas de formação do futuro professor para as quais definimos os seguintes objetivos: área I – Profissional, social e ética; área II - Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; área III - participação na escola e relação com a comunidade; área IV - Desenvolvimento profissional ao longo da vida. Nesta última, foi investigada a análise e comparação dos níveis de aptidão física (ApF) de crianças e jovens que praticam Trail Running (TR) ou que praticam outras atividades desportivas no Desporto Escolar (DE). Neste estudo, participaram 119 alunos com idades compreendidas entre os 11 e 16 anos, 47 do sexo masculino (39,50%) e 72 do sexo feminino (60,50%), pertencentes a alunos desde o 5º ano até ao 9º ano de escolaridade. Foram utilizados os dados recolhidos pelo protocolo Fitescola®, no início e no final do ano letivo. Da análise dos dados efetuada podemos afirmar que na globalidade os jovens que praticam TR melhoraram os resultados de ApF comparativamente com os jovens que praticam outras modalidades desportivas no DE. O que permite concluir que existe uma associação entre os benefícios da prática de TR com a melhoria das condições físicas dos jovens atletas. Assim sendo, este estudo aponta para a necessidade de dar maior importância à modalidade de TR, de ser introduzida no contexto escolar com exercícios que contemplem o treino das diferentes capacidades físicas: composição corporal, aptidão aeróbia e aptidão neuromuscular. O relatório termina com uma reflexão teórica sobre a narrativa de vida como professor bem como uma apreciação e ponderação crítica de um percurso profissional como especialista na área da Educação Física (Ed. Física) e Desporto.pt_PT
dc.identifier.tid203496582pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/49491
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstágio pedagógicopt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectEnsino aprendizagempt_PT
dc.subjectPlaneamentopt_PT
dc.subjectIntervenção pedagógica;pt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.titleTrail running como modalidade desportiva do desporto escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Victor Nelson Amaral.pdf
Size:
1.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: