Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-12"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Mulheres agressoras no contexto da violência nas relações de intimidade : caracterização e comparação com homens agressoresPublication . Ferreira, Cátia Filipa Correia; Neves, Ana Cristina Sabino PestanaA violência nas relações de intimidade (VRI) representa um problema de saúde pública a nível internacional, com consequências graves e prejudiciais para as vítimas. Nas últimas décadas, tem-se observado que as mulheres também podem ser perpetradoras desta violência. Estas apresentam um conjunto de problemáticas especificas, que merecem uma análise mais aprofundada, visando a prevenção deste tipo de violência. A nível nacional os estudos sobre esta problemática são escassos, destacando-se, assim, a necessidade de uma investigação mais aprofundada. O presente estudo encontra-se dividido em dois artigos. O primeiro, é uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo é analisar os estudos selecionados sobre as características presentes nas mulheres agressoras de VRI, nomeadamente as suas motivações e fatores de risco. Os fatores de risco presentes nesta população foram o uso de substâncias, a desregulação emocional, as perturbações mentais, os problemas socioeconómicos e os déficits emocionais. O segundo estudo trata-se de um estudo empírico que teve como objetivo caracterizar uma amostra de 20 mulheres portuguesas em cumprimento de penas e medidas na comunidade por VRI e compará-las com uma amostra análoga de homens. Relativamente às características encontradas, destacam-se a impulsividade, as perturbações mentais, a vitimização na infância, os problemas de consumo, os problemas ao nível das relações familiares/conjugais, os défices de competências pessoais/sociais, as crenças de legitimação de violência e as atitudes pró-criminais. Estas também apresentavam motivações para a violência, mais especificamente, os problemas financeiros, os ciúmes e as situações de separação. No que concerne a diferença entre os sexos, verificou-se que os homens agressores participavam em programas dirigidos à problemática da violência com maior frequência e apresentavam em maior proporção crenças de legitimação da violência, impulsividade, atitudes pró-criminais e antecedentes criminais. Com base nos resultados obtidos, salienta-se a importância da implementação de programas de intervenção que consigam dar resposta às especificidades e problemáticas presentes nas mulheres agressoras.
- O efeito das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos do 3º ciclo e secundárioPublication . Santos, Carlos; Rodriguez, Ana CarolinaO objetivo deste trabalho foi descrever, o mais detalhado possível, o processo de estágio curricular, realizado no âmbito da Educação Física, com vista à conclusão do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Começando pela Área I, que tem como foco a caracterização do local onde se realizou o estágio curricular, as ideias básicas passam também por descrever a relação estabelecida com os vários agentes do estágio, tais como as turmas envolvidas e todos os professores e funcionários da escola. Posteriormente, a Área II apresenta os três domínios principais do processo de ensino-aprendizagem: Planeamento, Ensino e Avaliação. Paralelamente, é feita uma descrição dos métodos utilizados na escola de estágio nestes domínios. Na Área III é feita uma descrição mais aprofundada de todas as atividades e projetos que houve a oportunidade de participar, através da envolvência direta do Professor-Estagiário com os vários agentes escolares, enfatizando as aprendizagens absorvidas nestas experiências. Por fim, na Área IV é apresentado o estudo realizado no contexto da investigação científica inerente ao estágio. Esta investigação teve como objetivo estudar os efeitos das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos da Escola Secundária João de Deus. Nos principais resultados obtidos, observou-se que existem diferenças de aptidão física entre os alunos praticantes e não praticantes destas atividades, embora nem todas muito significativas. Concluindo, podemos constatar que as atividades físicas extracurriculares são benéficas para a aptidão física dos alunos e para a sua saúde, no geral, sendo que os professores de Educação Física têm um papel fundamental, tanto na promoção e incentivo na prática destas atividades, como na melhoria da saúde e aptidão física dos alunos, através das aulas de Educação Física.
- Trail running como modalidade desportiva do desporto escolarPublication . Amaral, Victor; Rodriguez, Ana CarolinaEste documento insere-se numa reflexão crítica das atividades do estágio, desenvolvidas ao longo das 4 áreas de formação do futuro professor para as quais definimos os seguintes objetivos: área I – Profissional, social e ética; área II - Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; área III - participação na escola e relação com a comunidade; área IV - Desenvolvimento profissional ao longo da vida. Nesta última, foi investigada a análise e comparação dos níveis de aptidão física (ApF) de crianças e jovens que praticam Trail Running (TR) ou que praticam outras atividades desportivas no Desporto Escolar (DE). Neste estudo, participaram 119 alunos com idades compreendidas entre os 11 e 16 anos, 47 do sexo masculino (39,50%) e 72 do sexo feminino (60,50%), pertencentes a alunos desde o 5º ano até ao 9º ano de escolaridade. Foram utilizados os dados recolhidos pelo protocolo Fitescola®, no início e no final do ano letivo. Da análise dos dados efetuada podemos afirmar que na globalidade os jovens que praticam TR melhoraram os resultados de ApF comparativamente com os jovens que praticam outras modalidades desportivas no DE. O que permite concluir que existe uma associação entre os benefícios da prática de TR com a melhoria das condições físicas dos jovens atletas. Assim sendo, este estudo aponta para a necessidade de dar maior importância à modalidade de TR, de ser introduzida no contexto escolar com exercícios que contemplem o treino das diferentes capacidades físicas: composição corporal, aptidão aeróbia e aptidão neuromuscular. O relatório termina com uma reflexão teórica sobre a narrativa de vida como professor bem como uma apreciação e ponderação crítica de um percurso profissional como especialista na área da Educação Física (Ed. Física) e Desporto.
- A importância da satisfação nos serviços - o caso da a. hartrodt Espanã S.A.Publication . Ferreira, Alexandre; Fonseca, ManuelO presente relatório pretende demonstrar as tarefas realizadas no estágio na empresa a. hartrodt España localizada na cidade de Barcelona, fazendo esta parte de um grupo multinacional de transportes (internacionais), com sede na Alemanha. O estágio foi realizado no âmbito do mestrado de Gestão de Empresas, lecionado no ISAG e teve a duração de 400 horas, tendo começado a 3 de novembro de 2022 e finalizado a 27 de janeiro de 2023. Uma equipa de colaboradores feliz e satisfeita fornece produtos e serviços com melhor qualidade aos clientes deixando-os, igualmente, felizes e satisfeitos. Para tal, o gestor tem de planear adequadamente o futuro de modo a garantir que os recursos humanos operam em máxima capacidade, gerando, assim, o melhor resultado possível para a organização. Com este objetivo em mente, utilizaram-se inquéritos por questionários desenvolvidos em conjunto com a chefia dos diferentes departamentos, de modo a obter informação dos clientes e dos colaboradores em relação à organização. Da análise dos inquéritos realizados aos clientes e aos colaboradores foi possível aferir o grau de satisfação dos clientes, com base nas premissas definidas pela chefia da empresa, e também o grau de satisfação dos trabalhadores da empresa, com base nos critérios definidos pela administração. Por fim, foram analisadas as práticas de gestão de recursos humanos em desenvolvimento na empresa e, com base nesta análise, foi feito um diagnóstico e proposto um conjunto de boas práticas que contribuirão para a otimização dos recursos humanos e das suas práticas.
- Artificial Intelligence Applied to Supply Chain Management and Logistics: Systematic Literature ReviewPublication . Ferreira, Bárbara; Reis, JoãoThe growing impact of automation and artificial intelligence (AI) on supply chain management and logistics is remarkable. This technological advance has the potential to significantly transform the handling and transport of goods. The implementation of these technologies has boosted efficiency, predictive capabilities and the simplification of operations. However, it has also raised critical questions about AI-based decision-making. To this end, a systematic literature review was carried out, offering a comprehensive view of this phenomenon, with a specific focus on management. The aim is to provide insights that can guide future research and decision-making in the logistics and supply chain management sectors. Both the articles in this thesis and that form chapters present detailed methodologies and transparent results, reinforcing the credibility of the research for researchers and managers. This contributes to a deeper understanding of the impact of technology on logistics and supply chain management. This research offers valuable information for both academics and professionals in the logistics sector, revealing innovative solutions and strategies made possible by automation. However, continuous development requires vigilance, adaptation, foresight and a rapid problem-solving capacity. This research not only sheds light on the current panorama, but also offers a glimpse into the future of logistics in a world where artificial intelligence is set to prevail.
- Presente, mas ausente: influência do clima de presentismo nos níveis de burnout e engagement laboral dos colaboradores, uma análise do papel do sexoPublication . Rosa, Patrícia Alexandra da Costa; Leal, Catarina CorreiaO termo presentismo tem sido cada vez mais objeto de estudo e chamado à atenção de académicos e organizações, por se revelar de grande relevância para a produtividade organizacional. Por sua vez o clima de presentismo, é a perceção coletiva da prática do presentismo na organização. O objetivo do nosso estudo é perceber se o clima de presentismo, quando percecionado pelos colaboradores, impactua diretamente o burnout laboral e também o Engagement laboral. Depois de perceber se estas duas relações entre as variáveis se confirmam, adicionalmente pretendemos com o nosso estudo perceber se o sexo modera as duas relações, i.e., se homens e mulheres apresentam resultados diferentes nessas relações.Foi elaborado um estudo quantitativo, realizado tendo em conta as questões sociodemográficas e as escalas escolhidas para abordar as temáticas já mencionadas, nomeadamente para o clima de presentismo a “Presenteeism climate questionnaire” (PCQ) desenvolvida por Ferreira (2015), para o Burnout a “Maslach Burnout Inventory,- General survey” (MBI-GS) e para o engagement a “Utrecht Work Engagement Scale short version UWES-9 ". Os dados da nossa amostra foram recolhidos através de um questionário online, de forma não probabilística por conveniência, em diferentes organizações. A amostra incluiu trabalhadores do sector privado e publico, trabalhadores por conta própria ou por conta de outrem. Participaram de forma anónima e voluntariamente 400 trabalhadores, dos quais 396 válidos. Da nossa investigação conseguimos concluir que o clima de presentismo está significativa e positivamente relacionado com o burnout, e está significativa e negativamente relacionado com o engagement. Por outro lado, não conseguimos provar que estas duas relações se alteram mediante sexo. Adicionalmente testamos outras relações entre as variáveis da nossa amostra e percebemos que quanto mais os colaboradores percecionam climas de presentismo - que os pressionam para atender ao trabalho – mais elevados os seus níveis de Burnout laboral, o que consecutivamente leva a mais comportamentos de presentismo. Com estas conclusões do nosso estudo podemos afirmar que os climas de presentismo impactuam as organizações, através do Burnout e do Engagement, o que se irá refletir na produtividade e consecutivamente nos resultados organizacionais.