Repository logo
 
Publication

Transição de arquitetura do sistema de gestão do mercado de eletricidade: plataforma salesforce

dc.contributor.advisorGrueau, Cédric
dc.contributor.authorPires, Miguel Ângelo Godinho
dc.date.accessioned2025-05-22T09:51:48Z
dc.date.available2025-05-22T09:51:48Z
dc.date.issued2025-04
dc.description.abstractA transição digital permite que as empresas ofereçam uma melhor qualidade de serviço e consequentemente melhorar a sua eficiência operacional. Com o advento da computação na nuvem, a digitalização intensificou-se na última década para as empresas do setor energético. O presente documento apresenta um projeto de modernização da infraestrutura tecnológica de uma empresa que regula o setor energético. O projeto foi impulsionado pela ambição de operar uma transição de um modelo tradicional monolítico para uma arquitetura orientada a serviços, hospedada na nuvem. O objetivo foi construir uma solução tecnológica integrada e flexível para corresponder às necessidades do promotor do projeto e dos seus clientes. A solução tecnológica foi baseada na plataforma Salesforce, uma plataforma de gestão de relacionamento com clientes. Neste documento, apresenta-se a nova arquitetura e um conjunto de funcionalidades implementadas para o novo sistema Customer Relationship Management (CRM) do promotor do projeto. É detalhado o processo de implementação de uma Release, descrevendo as fases de desenvolvimento, os desafios enfrentados e as soluções adotadas para garantir que a plataforma corresponda às necessidades do cliente. Concluímos esta dissertação com uma análise abrangente da transformação digital promovida pela adoção desta nova arquitetura e da plataforma de relação com o cliente. A plataforma Salesforce revelou-se uma escolha acertada para construir um CRM que permite melhorar a interação com os clientes deste domínio e otimizar processos de negócio da empresa.por
dc.description.abstractThe digital transition allows companies to offer a better quality of service and improve their operational efficiency. With the advent of cloud computing, digitalisation has intensified in the last decade for companies in the energy sector. This document presents a project to modernise the technological infrastructure of a company that regulates the energy sector. The project was driven by the ambition to make the transition from a traditional monolithic model to a service-oriented architecture hosted in the cloud. The aim was to build an integrated and flexible technological solution to meet the needs of the project promoter and its clients. The technological solution was based on the Salesforce platform, a customer relationship management platform. This document presents the new architectural structure, and a set of functionalities implemented for the project promoter's Customer Relationship Management (CRM). The process of implementing a Release is detailed, describing the development phases, the challenges faced, and the solutions adopted to ensure that the platform meets the client's needs. We conclude this dissertation with a comprehensive analysis of the digital transformation brought about by the adoption of this new architecture and customer relationship platform. The Salesforce platform proved to be the right choice for building a CRM that improves interaction with customers in this domain and optimizes the company's business processes.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/57853
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectArquitetura Orientada a Serviços
dc.subjectCRM na Cloud
dc.subjectSalesforce
dc.subjectSalesforce Cloud
dc.subjectSalesforce Communities
dc.subjectSetor energético
dc.subjectService Oriented Architecture
dc.subjectEnergy sector
dc.titleTransição de arquitetura do sistema de gestão do mercado de eletricidade: plataforma salesforcepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia de Software

Files

License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: