Publication
A Literatura para a Infância como recurso Pedagógico na Educação Pré-escolar
dc.contributor.advisor | Araújo, Luísa | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Madalena | |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T17:42:44Z | |
dc.date.available | 2024-12-17T17:42:44Z | |
dc.date.issued | 2024-03-04 | |
dc.date.submitted | 2024-01-22 | |
dc.description.abstract | No decorrer da atividade profissional da investigadora, no contexto da educação pré-escolar com crianças com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos de idade, desenvolveu-se e estruturou-se um projeto que se revelou um estudo de caso, fundamentado no paradigma interpretativo. Implementaram-se 15 sessões de leitura, com livros previamente selecionados, e documentou-se a forma como a leitura e exploração dos mesmos potenciou a descoberta e a formação de novos conhecimentos por parte das crianças. Os 12 participantes nesta investigação compreenderam as crianças da sala dos cinco anos da instituição, onde a investigadora exercia a sua prática profissional, como educadora/investigadora. A recolha de dados foi realizada de maneira abrangente, envolvendo observações diretas, conversas informais, recolha de material por gravação e vídeos e fotografias. A análise dos dados recolhidos realizou-se com recurso à transcrição e análise das gravações realizadas, no decorrer das reflexões após as sessões de leitura. Todas as curiosidades, ideias, atividades e reflexões despertadas pelas crianças e registadas nas gravações foram devidamente categorizadas e codificadas com base na identificação de temas recorrentes e padrões emergentes das reflexões literárias. Os resultados revelaram a importância de trabalhar intencionalmente a motivação e o interesse das crianças a partir da leitura de histórias para promover as suas curiosidades e, assim, gerar aprendizagens. À medida que as sessões de leitura avançavam, notou-se uma evolução significativa, sobretudo no desenvolvimento de vozes de crianças mais ativas, refletindo-se em crescente segurança, motivação e participação. Mais especificamente, as crianças foram capazes de propor formas de exploração das curiosidades que as leituras provocaram. Assim, o desenvolvimento deste projeto, com sessões de leitura planeadas, revelou-se indutora da satisfação da curiosidade e criatividade das crianças. | pt_PT |
dc.description.abstract | During the researcher's professional activity, in the context of education preschool with children aged between five and six years old age, a project was developed and structured that turned out to be a case study, based on the interpretative paradigm. 15 reading sessions were implemented, with previously selected books, and the way in which reading and exploration of them enhanced the discovery and formation of new knowledge on the part of children. The 12 participants in this investigation comprised children from the classroom, five years of the institution, where the researcher carried out her professional practice, as educator/researcher. Data collection was carried out comprehensively, involving direct observations, informal conversations, collection of material by recording and videos and photographs. The analysis of the collected data was carried out using transcription and analysis of the recordings made during reflections after the reading sessions. All the curiosities, ideas, activities and reflections awakened by children and recorded in the recordings were properly categorized and coded based on the identification of recurring themes and emerging patterns of literary reflections. The results revealed the importance of intentionally working on motivation and children's interest from reading stories to promote their curiosities and thus generate learning. As the reading sessions progressed, it was noticed a significant evolution, especially in the development of children´s active voices, resulting in increasing security, motivation and participation. More specifically, the children were able to propose ways of exploring the curiosities that the readings provoked. Therefore, the development of this project, with planned reading sessions, proved to be inducing the satisfaction of children's curiosity and creativity. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203767730 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/53227 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar, literatura para a infância, curiosidades, interesses das crianças, aprendizagem ativa | pt_PT |
dc.subject | Pre-school education, children´s literature, curiosities, children´s interests, active learning. | pt_PT |
dc.title | A Literatura para a Infância como recurso Pedagógico na Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Educação e Ciências |