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Authors
Abstract(s)
Portugal atravessou um dos períodos mais difíceis da sua história em termos financeiros,
com o pedido de resgate feito à EU. A juntar a este fato o país tem uma economia frágil muito
suportada num setor primário e numa indústria essencialmente de produtos de baixo valor, em
especial alimentares. Muitas empresas vêem na internacionalização uma forma de gerar mais
lucros e também de diminuir a sua exposição ao risco que representa desde há algum tempo o
mercado português. Apesar desta ambição, que hoje em dia ouvimos falar por todo o lado nos
meios de comunicação, as empresas sentem muitas dificuldades no sentido de se financiarem.
É aí que o lean, como filosofia e ferramenta de melhoria contínua pode representar um papel
importante.
Sendo a empresa em estudo do ramo alimentar cujo “core” de atividade é a produção e
comercialização de bebidas de alta rotação e que desde 2011 tem feito uma aposta forte na
internacionalização, com a implementação de duas unidades industriais fora do país, fazia todo
o sentido analisar os impactos da implementação da filosofia lean. Para esse efeito, após uma
introdução onde é dado a conhecer em traços gerais a empresa e a relevância do tema, é posto
ênfase no lean, onde é feito um retrato da sua evolução, um resumo da bibliografia existente e
uma caraterização das principais ferramentas desta filosofia. Posteriormente é feita uma
caraterização detalhada do funcionamento das linhas de produção, sendo este um fator crucial
para uma implementação do lean – conhecer em detalhe o processo. Este capítulo é completado
com a caraterização da fábrica em termos de indicadores, que são eles que vão suportar a
tomada de decisão e também a aferição da eficácia da implementação de medidas de melhoria,
onde também serão estimados os possíveis ganhos que poderão ser alcançados com esta
filosofia. No final será apresentado uma proposta para implementação do lean, em aspetos
como estrutura de recursos humanos, ferramentas a implementar por área (produção e
logística) bem como as formações que deverá ser ministrada aos colaboradores. Esta parte final
aparece resumida num cronograma geral de implementação.
Description
Keywords
Internacionalização Lean Indústria alimentar