Repository logo
 
Publication

A perspetiva dos professores de educação especial sobre a importância da expressão dramática como técnica psicopedagógica no desenvolvimento da comunicação da criança com perturbação de Asperger

dc.contributor.authorAndrade, Sandra Marisa Tavares da Rocha
dc.date.accessioned2012-07-27T14:30:29Z
dc.date.available2012-07-27T14:30:29Z
dc.date.issued2012-07
dc.description.abstractOs princípios pelos quais a escola inclusiva se rege defendem que os alunos não devem apenas estar juntos, mas acima de tudo, devem aprender juntos, de forma a perceberem que a escola é de todos e para todos, ainda que dentro das suas diferenças. Terá o professor capacidades, conhecimentos e estratégias suficientes para abraçar este desafio? Numa tentativa de aprofundarmos o nosso conhecimento acerca da Perturbação de Asperger propomo-nos a desenvolver um trabalho que defina a doença, dentro do já então conhecido, e evidencie tanto as “fragilidades” como as “capacidades” dos portadores, carinhosamente apelidados de “Aspies”. Trata-se de uma tentativa de reunir os conhecimentos necessários para começar a entender a essência dos Asperger. Porque é que na opinião do psicólogo clínico Tony Attwood, especialista mundial nesta Perturbação, precisamos de pessoas com Asperger, sugerindo que estes indivíduos possam ser, de alguma forma, especiais e capazes de grandes feitos. Neste sentido, surge este estudo para tentar perceber a perspetiva dos professores de Educação Especial sobre a importância da Expressão Dramática como técnica psicopedagógica no desenvolvimento da comunicação da criança com Perturbação de Asperger. Pretendemos perceber a influência que a utilização desta técnica pode ter no desenvolvimento comunicacional da criança com Perturbação de Asperger, pois talvez seja relevante sugerir a elaboração de um programa de treino de competências comunicacionais que utilize a Expressão Dramática. A Expressão Dramática vai além do seu papel de ferramenta lúdica e de distração, daí a importância de se conhecer as vantagens da sua utilização nesta área e tentar perceber se pode contribuir ou não para o sucesso de uma criança com esta problemática.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/2450
dc.language.isoporpor
dc.subjectIntegração escolarpor
dc.subjectSíndrome de Aspergerpor
dc.subjectExpressão dramáticapor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.titleA perspetiva dos professores de educação especial sobre a importância da expressão dramática como técnica psicopedagógica no desenvolvimento da comunicação da criança com perturbação de Aspergerpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de Mestrado_SANDRA_ANDRADE.pdf
Size:
335.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: