Publication
A perspetiva dos professores de educação especial sobre a importância da expressão dramática como técnica psicopedagógica no desenvolvimento da comunicação da criança com perturbação de Asperger
dc.contributor.author | Andrade, Sandra Marisa Tavares da Rocha | |
dc.date.accessioned | 2012-07-27T14:30:29Z | |
dc.date.available | 2012-07-27T14:30:29Z | |
dc.date.issued | 2012-07 | |
dc.description.abstract | Os princípios pelos quais a escola inclusiva se rege defendem que os alunos não devem apenas estar juntos, mas acima de tudo, devem aprender juntos, de forma a perceberem que a escola é de todos e para todos, ainda que dentro das suas diferenças. Terá o professor capacidades, conhecimentos e estratégias suficientes para abraçar este desafio? Numa tentativa de aprofundarmos o nosso conhecimento acerca da Perturbação de Asperger propomo-nos a desenvolver um trabalho que defina a doença, dentro do já então conhecido, e evidencie tanto as “fragilidades” como as “capacidades” dos portadores, carinhosamente apelidados de “Aspies”. Trata-se de uma tentativa de reunir os conhecimentos necessários para começar a entender a essência dos Asperger. Porque é que na opinião do psicólogo clínico Tony Attwood, especialista mundial nesta Perturbação, precisamos de pessoas com Asperger, sugerindo que estes indivíduos possam ser, de alguma forma, especiais e capazes de grandes feitos. Neste sentido, surge este estudo para tentar perceber a perspetiva dos professores de Educação Especial sobre a importância da Expressão Dramática como técnica psicopedagógica no desenvolvimento da comunicação da criança com Perturbação de Asperger. Pretendemos perceber a influência que a utilização desta técnica pode ter no desenvolvimento comunicacional da criança com Perturbação de Asperger, pois talvez seja relevante sugerir a elaboração de um programa de treino de competências comunicacionais que utilize a Expressão Dramática. A Expressão Dramática vai além do seu papel de ferramenta lúdica e de distração, daí a importância de se conhecer as vantagens da sua utilização nesta área e tentar perceber se pode contribuir ou não para o sucesso de uma criança com esta problemática. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/2450 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Integração escolar | por |
dc.subject | Síndrome de Asperger | por |
dc.subject | Expressão dramática | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.title | A perspetiva dos professores de educação especial sobre a importância da expressão dramática como técnica psicopedagógica no desenvolvimento da comunicação da criança com perturbação de Asperger | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |