Repository logo
 
Publication

Domingas Valente : uma mulher na vanguarda do seu tempo. Percursos de uma identidade : património natural, adquirido ou construído?

dc.contributor.advisorMartins, Alexandre
dc.contributor.authorSá, Gisela Maria Coelho de
dc.date.accessioned2015-07-06T11:51:00Z
dc.date.available2015-07-06T11:51:00Z
dc.date.issued2014-02
dc.description.abstractNeste trabalho abordámos a trajectória de vida de uma professora que aceitou (re) contar-se, partilhando as suas memórias, a sua história de vida. Através do seu discurso, procurámos concretizar a sua conduta num tempo e num espaço específicos, sobretudo na transição do denominado “Estado-Novo” para o pós 25 de Abril. Neste período da nossa história, de “formatação” e rigorosos padrões de conduta impostos pela moral e austeridade, de dualidades sagrado/ profano, privado/ público e de exemplaridade na sociedade, a postura da professora Domingas Valente é, no nosso entendimento, modelo claro de uma oposição ao não consentimento de uma modernidade e de “contra-exemplo” que devem ser valorizadas. Se não somos apenas reflexo do meio pois transformamos e somos transformados pela interacção que se estabelece, importará aferir como essa dialéctica se foi sedimentando na vida de Domingas Valente e quais as consequências emergentes de tal postura.por
dc.description.abstractIn this work we discussed teacher Domingas Valente’s life trajectory, after she accepted to give an account of her life story and shared her memories with us. Based on her recollections, we found out that, during a specified time and space, especially in the transition from "New State" to post 25 April, her conduct was a clear model of modernity without consent and "counter acting". Therefore her behavior should be valued as, in this period of our history from early to mid 1970’s, strict standards of conduct were imposed by moral and austerity dualities of sacred / profane, private / public by a society which major concern was to set an example. If we are not only a reflection of the environment as we transform and are transformed by means of interaction, it is important to assess whether this dialectic became a sediment in Domingas Valente’s life and the consequences arising from such a stance.por
dc.identifier.tid201202387
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/9204
dc.language.isoporpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectHistórias de vidapor
dc.subjectIdentidade profissionalpor
dc.subjectModelos de justificaçãopor
dc.subjectReconhecimentopor
dc.subjectEstado Novopor
dc.subject25 de Abrilpor
dc.subjectEducação de Adultospor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectTeacherspor
dc.subjectProfessional identitypor
dc.subjectLife Storiespor
dc.subjectModels of justificationpor
dc.subjectNew Statepor
dc.subjectRecognitionpor
dc.subjectApril 25por
dc.subjectAdult Education Literacypor
dc.titleDomingas Valente : uma mulher na vanguarda do seu tempo. Percursos de uma identidade : património natural, adquirido ou construído?por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Gisela Maria Coelho de Sá.pdf
Size:
3.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: