Repository logo
 
Publication

Estratégias e processo de internacionalização em empresas do sector vitivinícola: estudo de caso: região demarcada dos vinhos verdes

dc.contributor.advisorBrasil, Duarte Xarapor
dc.contributor.authorSilva, Noé Joaquim Teixeira
dc.date.accessioned2014-03-14T15:22:58Z
dc.date.available2014-03-14T15:22:58Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências Empresariais – Gestão de PMEpor
dc.description.abstractNa conjuntura económica atual, a internacionalização das empresas torna-se fundamental para a sua sobrevivência e expansão. Este é o mote para esta dissertação que aborda a temática da entrada em mercados internacionais e o processo de internacionalização, centrada no setor vitivinícola, como forma de aumentar o volume de negócios e principalmente reduzir a dependência de um único mercado. O setor vitivinícola internacionalizou-se fortemente devido, principalmente, aos países emergentes que se caracterizam por uma produção criada à medida das preferências do mercado internacional, ainda que o consumo tenha diminuído ligeiramente à escala mundial. Através da revisão bibliográfica e investigação das empresas analisa-se o processo inicial de internacionalização, procurando determinar as motivações para o mesmo, os processos adotados para a integração em mercados estrangeiros e os obstáculos encontrados, procurando formas de os ultrapassar. Recorrendo a um método qualitativo, este estudo procura compreender e analisar as estratégias usadas pelas empresas do setor vitivinícola da região do vinho verde para entrar e se estabelecer nos mercados internacionais, apontando conclusões que permitam melhorar a integração nos mercados e aumentar e diversificar o volume das exportações. Pela análise dos casos múltiplos apresentados, permite-se concluir que o setor vitivinícola português necessita de fazer alterações para se adaptar às mudanças dos mercados, nomeadamente em termos de reestruturação, e apostar na modernização do setor e na divulgação e promoção dos vinhos nacionais, especificamente do vinho verde que, pelas suas características, tem potencial de exportação.por
dc.identifier.tid201672367
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/6093
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Ciências Empresariaispor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectSetor vinícolapor
dc.subjectVinhos verdespor
dc.subjectInternationalizationen
dc.subjectWine Industryen
dc.titleEstratégias e processo de internacionalização em empresas do sector vitivinícola: estudo de caso: região demarcada dos vinhos verdespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesisen

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Estratégia e processo de internacionalização em empresas do setor vitivinicola.pdf
Size:
1.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: