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Abstract(s)
Na conjuntura económica atual, a internacionalização das empresas torna-se fundamental para a sua sobrevivência e expansão. Este é o mote para esta dissertação que aborda a temática da entrada em mercados internacionais e o processo de internacionalização, centrada no setor vitivinícola, como forma de aumentar o volume de negócios e principalmente reduzir a dependência de um único mercado.
O setor vitivinícola internacionalizou-se fortemente devido, principalmente, aos países emergentes que se caracterizam por uma produção criada à medida das preferências do mercado internacional, ainda que o consumo tenha diminuído ligeiramente à escala mundial.
Através da revisão bibliográfica e investigação das empresas analisa-se o processo inicial de internacionalização, procurando determinar as motivações para o mesmo, os processos adotados para a integração em mercados estrangeiros e os obstáculos encontrados, procurando formas de os ultrapassar.
Recorrendo a um método qualitativo, este estudo procura compreender e analisar as estratégias usadas pelas empresas do setor vitivinícola da região do vinho verde para entrar e se estabelecer nos mercados internacionais, apontando conclusões que permitam melhorar a integração nos mercados e aumentar e diversificar o volume das exportações.
Pela análise dos casos múltiplos apresentados, permite-se concluir que o setor vitivinícola português necessita de fazer alterações para se adaptar às mudanças dos mercados, nomeadamente em termos de reestruturação, e apostar na modernização do setor e na divulgação e promoção dos vinhos nacionais, especificamente do vinho verde que, pelas suas características, tem potencial de exportação.
Description
Dissertação de mestrado em Ciências Empresariais – Gestão de PME
Keywords
Internacionalização Setor vinícola Vinhos verdes Internationalization Wine Industry
Citation
Publisher
Escola Superior de Ciências Empresariais