Repository logo
 
Publication

Processos e práticas de avaliação de centros novas oportunidades: o caso do CNO da escola secundária Gabriel Pereira

dc.contributor.advisorAlves, João Emílio
dc.contributor.authorSilva, Carmem Sofia Ravasqueira da
dc.date.accessioned2016-07-12T23:13:32Z
dc.date.available2016-07-12T23:13:32Z
dc.date.issued2012-05-03
dc.description.abstractA presente investigação assentou na temática da Educação e Formação de Adultos, nomeadamente no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Sob a configuração metodológica de um estudo de caso, teve como objeto de estudo o Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Gabriel Pereira. Neste trabalho de investigação procurou-se não só analisar os resultados em matéria de satisfação pessoal e profissional, decorrentes da realização de um processo de RVCC, manifestados pelos diferentes intervenientes (adultos certificados, famílias e entidades empregadoras de adultos certificados e equipa técnico-pedagógica) como também, compreender até que ponto a avaliação do processo permite consubstanciar esses mesmos resultados. Ao longo de toda a pesquisa foi definida uma estratégia metodológica que permitiu combinar uma variedade de métodos, incluindo técnicas de natureza quantitativa e qualitativa. Com o desenvolvimento desta investigação foi possível concluir que os resultados alcançados pelos adultos certificados são, do ponto de vista dos diferentes participantes, mais positivos no domínio da satisfação pessoal comparativamente à dimensão profissional, corroborando, aliás, outros estudos dirigidos à mesma problemática.pt_PT
dc.description.abstractThis investigation was based on the theme of Education and Training of Adults, particularly in the process of Recognition, Validation and Certification of Competences. Under the setting of a methodological case study, had as its object of study, the New opportunities Centre of Secondary School Gabriel Pereira. In this paper, we attempt not only to analyze the results in terms of personal and professional satisfaction, resulting from the completion of a RVCC process, manifested by the various parties (certified adults, families and employers of adult certificates and technical-pedagogical team) but also to understand to what extent the evaluation process allows substantiate those results. Throughout the survey was defined a methodology that allowed combining a variety of methods, including techniques of quantitative and qualitative nature. With the development of this investigation it was concluded that the results achieved by the adults, from the different participants point of view, more positive in the field of personal satisfaction compared to the professional dimension, confirming, in fact, other studies have addressed the same issue.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/14302
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectliteraciapt_PT
dc.subjecteducação e formação de adultospt_PT
dc.subjectprocesso RVCCpt_PT
dc.subjectmetodologias de avaliaçãopt_PT
dc.subjectliteracypt_PT
dc.subjectadult education and trainingpt_PT
dc.subjectRVCC processpt_PT
dc.subjectevaluation methodologiespt_PT
dc.titleProcessos e práticas de avaliação de centros novas oportunidades: o caso do CNO da escola secundária Gabriel Pereirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Formação Adultos e Desenvolvimento Localpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
tese - Carmem Sofia Ravasqueira da Silva.pdf
Size:
1.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: