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- Sobre a territorialização das políticas sociais. O exemplo do Programa Rede Social: entre a municipalização e a configuração de um modelo de governança de base localPublication . Alves, João EmílioA territorialização das políticas sociais tem vindo a assumir nos últimos anos um domínio de investigação da maior relevância no âmbito das ciências sociais em geral e da sociologia em particular. As pesquisas concretizadas em torno desta temática orientam-se tendencialmente, ora para a reconfiguração do papel do Estado e, consequentemente, para a defesa de formas interativas de governo com atores públicos, privados e sociedade civil; ora para a procura e experimentação de novas respostas e soluções, à escala regional e local, em ordem à atenuação de problemas transversais a vários domínios (social, educativo, económico, entre outros). Porém, a experiência recente de implementação de políticas sociais territoriais em Portugal, explica, em parte, um reduzido número de trabalhos de natureza científica neste domínio. Pretende-se com esta comunicação contribuir para o aprofundamento do tema, enfatizando, quer o alcance analítico, quer a tradução prática, no terreno, das dinâmicas produzidas na sequência da implementação, em Portugal, de uma política social específica — o Programa Rede Social — analisada enquanto processo de construção da ação coletiva e estruturação de práticas democráticas e de empowerment, discutindo, em particular, a ação que nesse processo é desencadeada pelos próprios municípios, antevendo a configuração de um possível modelo alternativo de governança local, tendo como objetivo a construção e o reforço de territórios mais coesos.
- Processos e práticas de avaliação de centros novas oportunidades: o caso do CNO da escola secundária Gabriel PereiraPublication . Silva, Carmem Sofia Ravasqueira da; Alves, João EmílioA presente investigação assentou na temática da Educação e Formação de Adultos, nomeadamente no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Sob a configuração metodológica de um estudo de caso, teve como objeto de estudo o Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Gabriel Pereira. Neste trabalho de investigação procurou-se não só analisar os resultados em matéria de satisfação pessoal e profissional, decorrentes da realização de um processo de RVCC, manifestados pelos diferentes intervenientes (adultos certificados, famílias e entidades empregadoras de adultos certificados e equipa técnico-pedagógica) como também, compreender até que ponto a avaliação do processo permite consubstanciar esses mesmos resultados. Ao longo de toda a pesquisa foi definida uma estratégia metodológica que permitiu combinar uma variedade de métodos, incluindo técnicas de natureza quantitativa e qualitativa. Com o desenvolvimento desta investigação foi possível concluir que os resultados alcançados pelos adultos certificados são, do ponto de vista dos diferentes participantes, mais positivos no domínio da satisfação pessoal comparativamente à dimensão profissional, corroborando, aliás, outros estudos dirigidos à mesma problemática.