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Concertos musicais: o que motiva os fãs a seguir a sua banda: estudo de caso U2

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorTrindade, Pedro Alves
dc.contributor.advisorGustavo, Nuno Silva
dc.contributor.authorAmade, Zahra Abzal Badur Ali
dc.date.accessioned2021-03-01T16:55:23Z
dc.date.available2021-03-01T16:55:23Z
dc.date.issued2020-09-15
dc.date.submitted2019-12
dc.description.abstractCada vez mais os indivíduos dedicam mais do seu tempo a atividades de lazer, tendo havido um crescimento no número de eventos, celebrações e entretenimento. Estudos afirmam também que a música deixou de ser vista apenas do ponto de vista da audição, passando também a ser associada ao campo da visão, no sentido de conseguirem ter uma experiência mais completa. Durante o processo de revisão da literatura foi também possível verificar que estudar a motivação e, em particular, a motivação turística, ou seja, o que predispõe um indivíduo a viajar para participar numa atividade turística, sendo no fundo definida como uma força propulsora que está por detrás do comportamento humano, tornou-se uma questão essencial por ser considerada a chave para desenhar e planear eventos e, por outro lado, por compreender o processo de decisão dos turistas. Deste modo, a presente dissertação procura investigar os fatores que motivam os fãs de uma banda a segui-la para assistir aos seus concertos e, por outro lado, os fatores que condicionam essa mesma decisão. Assim, para além da revisão teórica, foi realizada uma investigação empírica utilizando como estudo de caso a banda musical U2. Optamos por realizar uma observação indireta através da aplicação de um inquérito por questionário, administradoda internet aos fãs da banda em questão. Após a investigação empírica, na qual conseguimos obter o número de inquéritos válidos para garantir a representatividade da amostra, foi-nos possível provar que todos os fatores podem funcionar como motivacionais e condicionantes. Assim, em vez de determinarmos quais os que motivam e quais os que condicionam, decidimos identificar quais os que são considerados mais relevantes durante o processo de decisão. Neste caso concreto, os fatores acompanhar alguém, o destino do concerto, o preço do bilhete e a distância entre a sua zona de residência e o local do concerto, foram os que mais inquiridos consideraram como sendo fatores importantes quando tomam a decisão de viajar para assistir a um concerto. Concluímos ainda que o socializar com outros fãs motiva-os a participar neste tipo de eventos e, por outro lado, a meteorologia do destino do concerto não apresenta ter valor quando tomam essa decisão.pt_PT
dc.description.abstractIndividuals are increasingly dedicating more of their time to leisure activities, with growing numbers in events, celebrations and entertainment. Studies also indicate that music is no longer exclusively associated with the auditory sense,but is now also linked with sight for a more complete experience. During the literature review process, we could verify that studying motivation, and specifically tourist motivation (meaning that which predisposes an individual to travel so as to participate in a tourist activity – also defined as a driving force behind human behavior), has become essential due to its key role in designing and planning events, as well as understanding the decision-making process of tourists. This dissertation seeks to investigate the factors which motivate fans to follow a band in order to attend their concerts, as well as the factors that condition that same decision. Therefore, in addition to the theoretical review, an empirical investigation was conducted using the musical band U2 as a case study. We chose to perform an indirect observation by means of a survey questionnaire conducted through the internet, targeting the fans of the band in question. After the empirical investigation, in which we obtained a number of valid surveys sufficient to guarantee the representativeness of the sample, we were able to prove that all factors can act as motivational and conditioning factors. So, instead of determining which ones motivate and which ones condition, we decided to identify which ones are considered most relevant during the decision process. In this particular case, the factors that most respondents considered important when deciding to travel to attend a concert were: accompanying someone, the destination of the concert, the price of the ticket and the distance between the area of residence and the concert venue. We also concluded that socializing with other fans motivates them to participate in such events and that, on the other hand, the weather conditions in the concert's destination area have no weight in this decision.pt_PT
dc.identifier.tid202644227pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/35785
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectEventospt_PT
dc.subjectTurismo musicalpt_PT
dc.subjectMotivação turísticapt_PT
dc.subjectTourismpt_PT
dc.subjectEventspt_PT
dc.subjectMusical tourismpt_PT
dc.subjectTourist motivationpt_PT
dc.titleConcertos musicais: o que motiva os fãs a seguir a sua banda: estudo de caso U2pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Turismo, especialização em Gestão Estratégica de Eventospt_PT

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