Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em português

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ANA_RODRIGUES.pdf696.62 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No paradigma actual da esfera ensino-aprendizagem, altamente impulsionado pelos modelos comunicacionais, exigem-se metodologias adaptadas a uma nova realidade onde impera a intenção de alcançar o sucesso educativo. O presente trabalho apresenta resultados empíricos sobre os factores condutores a hábitos de leitura nos alunos do primeiro ciclo em escolas localizadas em sete freguesias do concelho de Soure e distrito de Coimbra. Perspectiva-se aferir a implicação dos hábitos de leitura na escrita em língua portuguesa e esta, por sua vez, no entendimento transversal do sucesso educativo em língua portuguesa, matemática e estudo do meio. Para tal, e com base na revisão da literatura considerada relevante, elaborou-se um modelo conceptual composto por cinco variáveis (aluno, família, escola, biblioteca e professor), como actores preponderantes na criação dos hábitos de leitura dos alunos, e consequentemente, na avaliação final do domínio da leitura. Seguidamente, testou-se a relação existente entre a leitura e a escrita em Língua Portuguesa. Por fim, pretendeu-se com este modelo, analisar a importância da escrita em língua portuguesa na sua influência em todo o sucesso educativo, e testar se o género dita regras diferenciadas nesta matéria, designadamente na predisposição de frequência da biblioteca escolar.

Description

Keywords

Língua Portuguesa Interesse Pela Leitura Estratégias da Leitura Bibliotecas Escolares

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue