Publication
Contributos das atividades práticas para o ensino e aprendizagem das ciências no 1º ciclo do ensino básico
| dc.contributor.advisor | Saraiva, Maria Leonor | |
| dc.contributor.author | Silva, Carla Sofia Torres da | |
| dc.date.accessioned | 2021-05-05T09:58:35Z | |
| dc.date.available | 2021-05-05T09:58:35Z | |
| dc.date.issued | 2021-02 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório de investigação descreve e reflete sobre uma intervenção pedagógica levada a cabo em contexto de estágio, desenvolvida no 1º ciclo do Ensino Básico, mais precisamente no 3º ano de escolaridade. A componente investigativa da intervenção pedagógica tem como principal objetivo compreender o modo como as atividades práticas em ciências (Estudo do Meio) contribuem para a aprendizagem nesta área, em termos de conceitos, processos e atitudes. As questões de investigação focaram: Como podem as atividades práticas proporcionar a aquisição de conceitos e o desenvolvimento capacidades de processos científicos? Como é que o trabalho prático facilita a cooperação, a entreajuda e o respeito pelos colegas? O enquadramento teórico centra-se no ensino e aprendizagem das ciências em contexto de 1º ciclo do Ensino Básico, na importância da educação científica através do trabalho prático, sustentado na abordagem Inquiry Based Science Education (IBSE). Além sido, foca a vantagem do professor, em formação, assumir o papel de investigador das suas práticas. Do ponto de vista metodológico, o estudo insere-se numa abordagem qualitativa de investigação e procurou constituir uma investigação sobre a própria prática. Neste âmbito, propus aos alunos a realização de atividades práticas no quadro dos temas programáticos. Os dados empíricos foram recolhidos aplicando um questionário aos alunos, procedendo à análise documental e à observação participante. Os resultados do estudo evidenciam a importância da preparação de atividades práticas de tipologias diversas e os desafios que se podem enfrentar para concretizar a abordagem IBSE em contexto de 1º ciclo do ensino Básico. Os resultados também apontam para o sucesso de possíveis aprendizagens por parte dos alunos, relacionadas com as capacidades associadas aos processos científicos, a alguns conceitos estudados e a evolução de atitudes relacionadas com a cooperação, a entreajuda e o respeito mútuo. | pt_PT |
| dc.description.abstract | The present research report describes and reflects on a pedagogical intervention carried out in the context of an internship on a Primary school, more precisely in the 3rd grade level. The main objective of the investigative component of the pedagogical intervention is to understand how the practical activities in science (Study of the Environment) contribute to learning in this area, in terms of concepts, processes and attitudes. The research questions focused: How can practical activities provide the acquisition of concepts and the development of scientific process capacities? How does practical work facilitate cooperation, mutual assistance, and respect for colleagues? The theoretical framework focuses on the teaching and learning of sciences in the context of the 1st cycle of Basic Education, in the importance of scientific education through practical work, supported by the Inquiry Based Science Education (IBSE) approach. Moreover, it addresses the advantage of the preservice teacher to assume the role of researcher of its own practices. From a methodological point of view, the study is part of a qualitative approach to research and sought to constitute an investigation of its own practice. In this context, I proposed to students to carry out practical activities within the framework of subject matter themes. Empirical data were collected by applying a questionnaire to students, by document analysis and participant observation. The results of the study show the importance of preparing practical activities of different types, in the context of the 1st cycle of basic education, and the challenges that can be faced to achieve the IBSE approach. The results also point to the success of possible students’ learnings in science, related to the scientific processes skills and to some of the concepts studied. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202697673 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/36383 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Ensino das ciências | pt_PT |
| dc.subject | Metodologia IBSE | pt_PT |
| dc.subject | Atividades práticas | pt_PT |
| dc.subject | 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.subject | Science teaching | pt_PT |
| dc.subject | IBSE methodology | pt_PT |
| dc.subject | Practical activities | pt_PT |
| dc.subject | 1st cycle of Basic Education | pt_PT |
| dc.title | Contributos das atividades práticas para o ensino e aprendizagem das ciências no 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório_versão_definitiva.pdf
- Size:
- 2.7 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
