Repository logo
 
Publication

Contributos das atividades práticas para o ensino e aprendizagem das ciências no 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorSaraiva, Maria Leonor
dc.contributor.authorSilva, Carla Sofia Torres da
dc.date.accessioned2021-05-05T09:58:35Z
dc.date.available2021-05-05T09:58:35Z
dc.date.issued2021-02
dc.description.abstractO presente relatório de investigação descreve e reflete sobre uma intervenção pedagógica levada a cabo em contexto de estágio, desenvolvida no 1º ciclo do Ensino Básico, mais precisamente no 3º ano de escolaridade. A componente investigativa da intervenção pedagógica tem como principal objetivo compreender o modo como as atividades práticas em ciências (Estudo do Meio) contribuem para a aprendizagem nesta área, em termos de conceitos, processos e atitudes. As questões de investigação focaram: Como podem as atividades práticas proporcionar a aquisição de conceitos e o desenvolvimento capacidades de processos científicos? Como é que o trabalho prático facilita a cooperação, a entreajuda e o respeito pelos colegas? O enquadramento teórico centra-se no ensino e aprendizagem das ciências em contexto de 1º ciclo do Ensino Básico, na importância da educação científica através do trabalho prático, sustentado na abordagem Inquiry Based Science Education (IBSE). Além sido, foca a vantagem do professor, em formação, assumir o papel de investigador das suas práticas. Do ponto de vista metodológico, o estudo insere-se numa abordagem qualitativa de investigação e procurou constituir uma investigação sobre a própria prática. Neste âmbito, propus aos alunos a realização de atividades práticas no quadro dos temas programáticos. Os dados empíricos foram recolhidos aplicando um questionário aos alunos, procedendo à análise documental e à observação participante. Os resultados do estudo evidenciam a importância da preparação de atividades práticas de tipologias diversas e os desafios que se podem enfrentar para concretizar a abordagem IBSE em contexto de 1º ciclo do ensino Básico. Os resultados também apontam para o sucesso de possíveis aprendizagens por parte dos alunos, relacionadas com as capacidades associadas aos processos científicos, a alguns conceitos estudados e a evolução de atitudes relacionadas com a cooperação, a entreajuda e o respeito mútuo.pt_PT
dc.description.abstractThe present research report describes and reflects on a pedagogical intervention carried out in the context of an internship on a Primary school, more precisely in the 3rd grade level. The main objective of the investigative component of the pedagogical intervention is to understand how the practical activities in science (Study of the Environment) contribute to learning in this area, in terms of concepts, processes and attitudes. The research questions focused: How can practical activities provide the acquisition of concepts and the development of scientific process capacities? How does practical work facilitate cooperation, mutual assistance, and respect for colleagues? The theoretical framework focuses on the teaching and learning of sciences in the context of the 1st cycle of Basic Education, in the importance of scientific education through practical work, supported by the Inquiry Based Science Education (IBSE) approach. Moreover, it addresses the advantage of the preservice teacher to assume the role of researcher of its own practices. From a methodological point of view, the study is part of a qualitative approach to research and sought to constitute an investigation of its own practice. In this context, I proposed to students to carry out practical activities within the framework of subject matter themes. Empirical data were collected by applying a questionnaire to students, by document analysis and participant observation. The results of the study show the importance of preparing practical activities of different types, in the context of the 1st cycle of basic education, and the challenges that can be faced to achieve the IBSE approach. The results also point to the success of possible students’ learnings in science, related to the scientific processes skills and to some of the concepts studied.pt_PT
dc.identifier.tid202697673pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36383
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino das ciênciaspt_PT
dc.subjectMetodologia IBSEpt_PT
dc.subjectAtividades práticaspt_PT
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectScience teachingpt_PT
dc.subjectIBSE methodologypt_PT
dc.subjectPractical activitiespt_PT
dc.subject1st cycle of Basic Educationpt_PT
dc.titleContributos das atividades práticas para o ensino e aprendizagem das ciências no 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório_versão_definitiva.pdf
Size:
2.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format