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O presente relatório, resultado da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta o percurso vivido numa Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho de Portalegre.
“Organização do espaço e implementação de regras numa sala de Jardim de Infância”, título do relatório, reflete a importância que uma boa organização e gestão do espaço educativo têm no desenvolvimento da criança.
Este projeto desenvolveu-se com um grupo de dezoito crianças em idade pré-escolar; um grupo homogéneo quanto ao nível etário, com crianças de 3 anos de idade.
O relatório apresenta-se dividido em duas partes: uma primeira parte, na qual fundamentamos teoricamente o tema do projeto, abordando as várias teorias do desenvolvimento da criança, fazendo referência também à evolução da educação pré-escolar em Portugal e à organização do espaço educativo e implementação de regras. Relativamente à organização do espaço, referimo-nos aos elementos condicionantes e aos modelos pedagógicos para a educação de infância. Na segunda parte, apresentamos o percurso e o contexto, nomeadamente o estabelecimentos educativo e a caracterização do grupo. Também expomos a metodologia a que recorremos, a Investigação-Ação, pois é uma metodologia que permite aos profissionais de educação melhorar a sua ação, exercendo uma função reflexiva.
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Ambiente educativo Gestão e organização do espaço Educador de infância Crianças Regras