Repository logo
 
Publication

Uma tarefa de investigação em organização e tratamento de dados no 1º ciclo: realização da tarefa e reflexão da professora

dc.contributor.authorVeia, Luciano
dc.contributor.authorBrocardo, Joana
dc.contributor.authorPonte, João Pedro da
dc.date.accessioned2015-06-05T15:36:58Z
dc.date.available2015-06-05T15:36:58Z
dc.date.issued2014-04
dc.descriptionComunicação apresentada em XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 9-10 abril 2014por
dc.description.abstractEsta comunicação procura compreender a forma como uma professora do 1.º ciclo conduz os alunos na realização de uma tarefa de organização e tratamento de dados e a reflexão que realiza. Trata-se de um trabalho no âmbito de um estudo que segue uma metodologia de investigação interpretativa e qualitativa na modalidade de estudo de caso. Os resultados mostram que, na exploração da tarefa, a prática de ensino da professora contempla de modo diferenciado as diversas fases do ciclo investigativo estatístico. A professora revela particular atenção à participação dos alunos nas tomadas de decisão sobre os procedimentos a seguir. Na sua reflexão, identifica os principais momentos da aula, valoriza as decisões tomadas e destaca a fase de recolha de dados como o momento mais significativo.por
dc.description.abstractIn this paper, we analyze how a primary school teacher leads students in doing a task involving data handling, as well as the reflection. The paper is carried in the framework of a larger study that follows an interpretative and qualitative research methodology with a case study design. The results indicate that, in the exploration of the task, the practice of this teacher includes in different ways the phases of a statistical investigation. The teacher showed particular concern with the participation of the students in making decisions about the procedures to follow. During her reflection, she identifies the main moments of the lesson, values the decisions made and highlights the phase of data collection as the most meaningful moment.en
dc.identifier.doi10.13140/rg.2.1.3611.3760
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/8883
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapor
dc.relation.publisherversionhttp://www.apm.pt/files/_P14_53436277c25a2.pdfpor
dc.subjectPráticas profissionaispor
dc.subjectOrganização e tratamento de dadospor
dc.subjectTarefaspor
dc.subjectReflexãopor
dc.titleUma tarefa de investigação em organização e tratamento de dados no 1º ciclo: realização da tarefa e reflexão da professorapor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapor
oaire.citation.endPage242por
oaire.citation.startPage229por
person.familyNameBrocardo
person.givenNameJoana
person.identifier.ciencia-id6F1B-36A7-BE1D
person.identifier.orcid0000-0002-0526-7332
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typeconferenceObjecten
relation.isAuthorOfPublication280de74f-ed5a-446f-b32d-0da206694181
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery280de74f-ed5a-446f-b32d-0da206694181

Files