Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.25 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A elaboração do presente Relatório surge como término do trabalho realizado no estágio desenvolvido num Jardim de Infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar. Pretende explanar e desenvolver aspetos relativos à Prática Educativa, articulando-se a teoria com a prática no percurso desenvolvido com o grupo de crianças com que estagiou. No decorrer deste relatório e em resultado da revisão da literatura efetuada, faz-se, primeiramente, uma abordagem à educação e ao currículo, evidenciando diversos aspetos
relacionados com a profissionalização da docência. Posteriormente, dá-se enfoque às questões de género apresentando-se o contexto em que decorreu a prática educativa, bem como as atividades e dinâmicas desenvolvidas no processo de desconstrução dos estereótipos. Em suma, o processo de estágio, e consequentemente o presente Relatório, foram o culminar de um processo de formação académica e profissional, extremamente rico, que nos permitiu mobilizar, na prática, os conhecimentos teóricos aprendidos ao longo da licenciatura e do mestrado, tornando a ação pedagógica consistente, orientada, fundamentada e
diversificada. As questões de género, bem como as desigualdades que daí advêm, devem ser estudadas e desconstruídas, com vista à construção de uma sociedade mais igualitária e potenciadora dos valores intrínsecos a cada ser humano. Dada a atualidade da temática em estudo, espera-se que este trabalho possa constituir um contributo para futuras práticas educativas.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Género Estereótipos Prática Educativa