Repository logo
 
Publication

Resolução de problemas e histórias infantis

dc.contributor.advisorCosta, Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar
dc.contributor.advisorMendes, Fátima
dc.contributor.authorJesus, Mariana Matos Cunha Conde de
dc.date.accessioned2016-12-06T14:39:29Z
dc.date.available2016-12-06T14:39:29Z
dc.date.issued2016-11
dc.date.submitted2016-12
dc.description.abstractEste estudo compreende duas temáticas distintas, histórias infantis e resolução de problemas, tendo como objetivo fundamental compreender o modo como alunos do 2.º ano resolvem problemas. Concretamente pretende identificar as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas, contextualizados a partir de histórias infantis e o modo como as histórias infantis, associadas à resolução de problemas, promovem o desenvolvimento da compreensão da leitura. A fundamentação teórica encontra-se dividida em três secções distintas: resolução de problemas; compreensão da leitura; e, por fim, histórias infantis. O estudo segue uma abordagem de caráter qualitativo, subjacente ao paradigma interpretativo, por sua vez incidido numa perspetiva de investigação-ação. Nele participaram vinte e cinco alunos do 2.º ano de escolaridade, tendo sido escolhidos seis alunos, organizados em três pares distintos, para uma análise aprofundada das suas resoluções. A recolha de dados baseou-se na intervenção no contexto, tendo sido complementada com dispositivos e procedimentos que me permitiram recolher informações pertinentes, os quais compreendem a observação participante, entrevistas e recolha documental. As conclusões deste estudo evidenciam que: (i) a maioria dos alunos recorre à estratégia subjacente ao problema; (ii) as estratégias “fazer uma simulação/dramatização/experimentação” e “usar cálculos aditivos” são as estratégias utilizadas mais vezes, pelos alunos, na resolução dos problemas; (iii) os alunos recorrem a diferentes estratégias para resolver os problemas, mas privilegiam as representações icónicas para interpretar e expor as suas ideias; (iv) os alunos apresentam resoluções distintas, mas, em cada uma das tarefas propostas, recorrem frequentemente às mesmas estratégias de resolução de problemas; (v) a leitura das histórias infantis permitiu que a maioria dos alunos ativasse os diferentes processos de compreensão.pt_PT
dc.description.abstractThis study is based on two distinct subjects, children’s stories and mathematical problems solving. The main objective is to understand the way how 2ᵑᵈ grade students solve mathematical problems. It has also the objective to identify the strategies used by the students in the resolution of those mathematical problems related to children’s stories. To understand how the stories associated with the mathematical problems solving promotes the development of reading comprehension was also an objective of this study. The theoretical foundation is divided in three sections: problem solving; reading comprehension; children’s stories. The study follows a qualitative character approach, underlying a interpretative paradigm, focused in a action-research perspective. In this study twenty five students from de 2ᵑᵈ grade have participated. From those, six have been chosen, divided in three pairs for a deeper analysis. The data collection was based through-out the context intervention, complemented with procedures and devices that allowed me to obtain relevant information. The procedures and devices contain participative observation, interviews and documents collection. The conclusions from this study shows that: (i) the majority of the students uses the underlying strategy of the problem; (ii) “make a simulation / drama / trial” and “use additive calculations” are the most used strategies by the students in problems resolution; (iii) students use different strategies to solve problems, however they give privilege to the iconic representations to understand and expose their ideas; (iv) students present distinct ways of resolutions but, in each one of the proposed tasks, they frequently apply the same strategies to solve the problems; (v) the reading of children's stories allowed students to activate the different comprehension processes.en
dc.identifier.tid201604477
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16581
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectHistórias infantispt_PT
dc.subjectEstratégias de resolução de problemaspt_PT
dc.subjectProcessos de compreensão de leiturapt_PT
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectChildren's storiesen
dc.subjectProblem solving strategiesen
dc.subjectReading comprehension processesen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleResolução de problemas e histórias infantispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatórino do Projeto de Investigação_Mariana Cunha.pdf
Size:
6.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: