Publication
Relatório de estágio profissional
dc.contributor.author | Figueira, Ana Filipa Correia | |
dc.date.accessioned | 2013-05-17T09:37:08Z | |
dc.date.available | 2013-05-17T09:37:08Z | |
dc.date.issued | 2013-04 | |
dc.description | Este Relatório, para além da presente Introdução e da necessária Reflexão Final, está subdivido em três capítulos. No Capítulo 1, faço os Relatos Diários do meu Estágio Profissional; no Capítulo 2, apresento quatro planificações, feitas para algumas das aulas que tive oportunidade de lecionar. No Capítulo 3, apresento quatro Dispositivos de Avaliação por mim utilizados. Na Introdução, inclui-se a descrição da estrutura do Relatório de Estágio Profissional, a importância da elaboração do Relatório de Estágio Profissional, a pertinência do estágio, a metodologia utilizada, a identificação do local de estágio, a identificação do grupo de estágio, e por fim, o cronograma. O Capítulo 1, Relatos Diários, encontra-se dividido por secções. No início deste capítulo farei uma referência às rotinas presenciadas em todos os níveis de ensino. Cada secção corresponde a um momento de estágio, que aparecerão cronologicamente. Em cada secção encontrar-se-á a caracterização de Grupo/ Turma, do espaço e horário e os relatos diários de todas as práticas observadas, sendo que estes se encontram inferidos e sustentados cientificamente. O Capítulo que se segue compreende quatro planificações de aulas por mim lecionadas: duas de Pré-Escolar (uma na Área de Expressão e Comunicação, no Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, e outra na Área de Conhecimento 4 do Mundo); duas de 1.º Ciclo (uma da Área Curricular Disciplinar de Estudo do Meio e uma da Área Curricular Disciplinar de Matemática). Apresento as estratégias utilizadas, as inferências e fundamentação científica relativa às mesmas. No Capítulo 3, Dispositivos de Avaliação, começará por ser feita uma fundamentação teórica acerca da importância da avaliação. Neste capítulo, encontram- -se alguns dos elementos de avaliação realizados durante o estágio profissional no Pré- -Escolar. Estes referem-se a dois Domínios, sendo que estes estão dentro da Área de Expressão e Comunicação: Domínio da Matemática e Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita. Quanto aos dispositivos de avaliação apresentados para o 1.º Ciclo do Ensino Básico eles referir-se-ão às Áreas Curriculares Disciplinares de Estudo do Meio e de Matemática. Por fim, na Reflexão Final, serão expostos os objetivos que foram alcançados ao longo deste estágio profissional. Estará também presente uma reflexão sobre a contribuição deste estágio profissional para o meu enriquecimento em nível profissional e pessoal. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/4177 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Relatório | por |
dc.subject | Educação pré-escolar | por |
dc.subject | Ensino básico 1° ciclo | por |
dc.title | Relatório de estágio profissional | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |