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Authors
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Abstract(s)
O trabalho de pesquisa que aqui é demonstrado, teve como principal
objectivo identificar e analisar quais os prós e os contras,
quais as percas e os benefícios com que a disciplina de Educação
Visual e Tecnológica se irá deparar aquando do início do
ano lectivo 2010/2011, pois a partir desta data entrará em vigor a
Portaria nº 42/2008 de 11 de Janeiro. A qual impede a adopção
de manuais escolares em algumas áreas curriculares e disciplinas
incluindo a EVT.
Com o intuito de contextualizar o objecto de estudo deste
trabalho, começamos por traçar uma panorâmica muito geral
do que é a educação e do seu percurso histórico em Portugal
até ao surgir da disciplina de EVT. Depois abordamos os pressupostos
curriculares que lhe são inerentes, a sua avaliação e a
metodologia de trabalho utilizada na mesma.
Seguidamente foram analisados todos os detrimentos relacionados
com a perca dos manuais escolares, tendo em conta as suas
funções e a sua importância no processo de ensino/aprendizagem.
Debruçámo-nos ainda sobre o que é esta aprendizagem, as suas
teorias e de como se processa, desembarcando na aprendizagem
virtual.
Finalmente, é feita uma abordagem ao multimédia e aos
seus componentes, tendo em vista descobrir quais os possíveis
benefícios que acarretaria a sua utilização como substituição
aos manuais escolares.
Description
Keywords
Educação Visual e Tecnológica Manuais escolares Multimédia