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Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho analisa o desafio das inovações disruptivas no Sector Financeiro, como as
denominadas Fintech, colocado às gerações nascidas ente 1982 e 2005, caraterizadas pelas suas
noções de liberdade, customizar e personalizar, integridade, entretenimento, colaboração e
relacionamento, velocidade, inovação e investigadores: os Millennials.
As novas tecnologias estão a mitigar os custos de transação através da otimização canais de
distribuição dos negócios.
Trata-se da evolução conceptual da “cadeia de valor” para a “rede de valor” em que as
geometrias dos custos e das geografias são variáveis, e as parcerias tendem a ser customizadas
e oportunistas.
Este fenómeno, sob a macrodefinição de Economia Digital, é caraterizado pela transferência de
poder na economia do conhecimento criando uma enorme incógnita sobre a atividade financeira
tal como a conhecemos.
Assim, esta mudança de paradigma obriga a uma redefinição da missão e das atividades
englobadas nas suas empresas.
O projeto de investigação implicou o estudo de conceitos como (i) Geração Millennials (ii)
Comunicação, (iii) Digital Analytcs, (iiv) Marca e (v) Cooperação.
Observou-se a necessidade de um profundo ajustamento do governo das sociedades no sentido
de consolidar competências de gestão estratégica associadas às de marketing, contabilidade e
auditoria, comunicação, criptografia e Big Data. Estas necessidades de formação abrangem
todos os níveis hierárquicos tornando-os muito especializadas.
Os Millennials tendem a adaptar rapidamente as inovações de testadas pelo mercado, em
particular as que sugerem simplicidade, objetividade e sustentabilidade
O estado embrionário do foco da investigação é a principal limitação ao plano de estudo.
Description
Keywords
Millennials Fintechs Digital Analytcs Setor Financeiro Cooperação