| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 2.7 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Description
Neste Relatório, à presente Introdução seguem-se três capítulos, nos quais se apresentam relatos diários de estágio, planificações de aulas e dispositivos de avaliação.
O capítulo referente aos Relatos Diários está dividido em catorze secções, de forma a relatar todo o contexto do Pré-Escolar e 1.º Ciclo. Inicio o capítulo referindo-me às rotinas praticadas por crianças dos grupos e turmas de ambas as escolas onde estagiei, as onze secções seguintes respeitam a cada grupo/turma por escola – de Alcobaça ou de Lisboa; a última secção refere-se ao estágio intensivo realizado em Leiria.
No segundo capítulo, para além da fundamentação teórica sobre o ato de planificar, encontram-se quatro planificações que fiz para algumas das aulas que leccionei. Duas delas são referentes ao Pré-Escolar (especificamente, na Área de Conhecimento do Mundo e na Área de Expressão e Comunicação, Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita) e outras duas ao 1.º Ciclo do Ensino Básico (de Português e de Matemática).
No terceiro capítulo, depois de reflectir sobre a avaliação, encontram-se quatro dispositivos de avaliação que apliquei durante o meu Estágio Profissional. A um grupo de Pré-Escolar, foram aplicados dois dispositivos de avaliação, respeitantes à Área de Expressão e Comunicação, Domínio da Matemática e Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita. Em duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (de 1.º e 3.º anos de escolaridade), apliquei dispositivos de avaliação relativos a Estudo do Meio e a Português.
5
No final destes capítulos, após a Reflexão Final, onde farei considerações gerais sobre o estágio e o presente trabalho, apresento as Referências Bibliográficas e os Anexos.
Keywords
Relatório Educação pré-escolar Ensino básico 1° ciclo
